Deus está presente quando se reza sozinho?

A pergunta é da Damiana Santos de Souza, do bairro da Freguesia do Ó: “Na Bíblia diz que onde dois ou mais estiverem reunidos em nome de Deus, Ele aí está. E, quando rezamos sozinhos, Ele não se faz presente?”.

Damiana, nesta Palavra de Jesus a que você se refere, Ele, de fato, valoriza muito a oração comunitária. E é bonito mesmo ver duas ou mais pessoas em oração. Essas pessoas somam forças na súplica, na ação de graças, no louvor, e Jesus garantiu estar presente no meio daqueles que se unem em oração. Uma razão forte, portanto, para orarmos na comunidade, nos grupos de oração, nos grupos de rua e em nossos lares.

Jesus, porém, não valoriza só a oração comunitária. Ele valoriza, e muito, a oração pessoal. Ele chega a convidar a pessoa a entrar no seu quarto e orar em segredo ao Pai. Ele insiste na oração frequente: “Peçam e receberão, batam e a porta será aberta, procurem e encontrarão”.  

Jesus é mestre em oração. Ele nos ensina a orar com o exemplo. Ele orava na sinagoga, com todo o povo, orava com os discípulos e orava sozinho, num lugar isolado, só Ele e o Pai. E Jesus nos ensina com palavras… Não se esqueça de que a oração do “Pai-nosso” foi Jesus quem a compôs para nós.

Outra coisa, Damiana: afirmar algo nem sempre significa negar algo. Dizendo que Ele está no meio dos que estão rezando juntos não significa que Ele não esteja com quem reza sozinho. Quando eu digo que gosto de estar reunido com meus amigos não significa que eu não goste também de estar sozinho, não é mesmo? Por isso, Damiana, vamos orar sempre como Jesus manda. Sozinhos, no silêncio do nosso coração. Acompanhados de nossos irmãos na fé em nossas comunidades, em nossos lares, com as pessoas que amamos. Em oração, sozinhos ou acompanhados, temos a presença de Jesus conosco. Ele é o mediador entre nós e o Pai. Tanto que, em nossas celebrações litúrgicas, sempre nos dirigimos a Deus Pai, dizendo: “Nós vos pedimos isso, Pai, por Cristo nosso Senhor” ou “Vos pedimos isso por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
José Carlos
José Carlos
1 ano atrás

Muito boa a pergunta e excelente a resposta. Tocou fundo meu coração.
Gratidão a ambos!