Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Em quais dias deve-se jejuar e se abster de carne na Quaresma?

Esta dúvida do Ronaldo, do bairro de Perus, é muito comum e sempre reaparece no começo da Quaresma. Meu irmão, a Igreja foi buscar na Bíblia os meios de prepararmo-nos bem para a Páscoa. Primeiramente, vale uma explicação sobre o sentido do número 40, veja: 40 anos durou o dilúvio; 400 anos (40 vezes 10) durou o cativeiro de Israel no Egito; 40 anos caminhou Israel pelo deserto; 40 dias jejuou Jesus no deserto. Do dilúvio nasceu uma nova humanidade. O cativeiro de Israel no Egito terminou com uma grandiosa e magnífica libertação, a primeira Páscoa. Os 40 anos de caminhada no deserto terminaram com a chegada à terra prometida. E após 40 dias de tentação no deserto, Jesus recebe uma declaração de amor do Pai e inicia sua vida pública. Daí você pode concluir o porquê de a Páscoa definitiva realizada por Jesus com sua Ressurreição ser preparada pela Quaresma. 

O tempo de jejum e abstinência de carne na Quaresma hoje reduziu-se à Quarta-feira de Cinzas e à Sexta-feira Santa. Mas vale a pena que se pratique alguma penitência no tempo quaresmal, para, assim, educar a nossa vontade para querer o que Deus quer. No meio do nosso povo, há ainda quem se abstenha de carne em todas as sextas-feiras da Quaresma. 

E fica melhor ainda se essa privação de carne ou de outro alimento for para suprir a carência de alimentos de um irmão necessitado. Aí o nosso sacrifício quaresmal chega à perfeição. Afinal de contas, nós que temos tudo e podemos comer, estaremos nos privando de alimentos em favor dos que vivem em jejum a vida inteira. Isto e agradável a Deus! 

Boa Quaresma, Ronaldo, e que Deus abençoe você e sua família. 

Deixe um comentário