Confira nossa versão impressa

Bem-vindo, Dom Ângelo!

No dia 19 de setembro, Dom Ângelo Ademir Mezzari, nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da sede titular de Florentino e Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, recebeu a ordenação episcopal no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, na Diocese de Criciúma (SC).

Ele nasceu naquela diocese, perto de Forquilhinha, e lá vivem ainda sua mãe, irmãos e familiares. O pai, Antônio Mezzari, faleceu em 2010; mas a mãe, Maria Etelvina, acompanhou, emocionada, a ordenação episcopal do filho. Dom Ângelo vem de família simples, muito religiosa e trabalhadora. Desde menino, quis ser padre e recebeu a formação religiosa e sacerdotal nos seminários da Congregação dos Rogacionistas do Sagrado Coração. Como religioso e sacerdote dessa Congregação, serviu a Igreja em Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Bauru (SP), desempenhando também as responsabilidades de formador dos candidatos rogacionistas, Superior Provincial e Superior- -Geral da sua Congregação. Assessorou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em muitas iniciativas vocacionais, como é próprio do carisma de sua Congregação.

Dom Ângelo será acolhido na Arquidiocese de São Paulo e tomará posse do seu cargo de bispo auxiliar no dia 4 de outubro, na Catedral Metropolitana da Sé, na missa das 11h. A partir daí, ele vai se integrar plenamente ao serviço da Igreja em São Paulo, como Vigário-Geral e Episcopal para a Região Ipiranga e assumirá também outros encargos pastorais em âmbito arquidiocesano, assim como fazem os demais bispos auxiliares.

Com o Arcebispo e os outros seis bispos auxiliares, o clero, religiosos e religiosas e as lideranças leigas, a Arquidiocese de São Paulo inteira é chamada a seguir no testemunho do Evangelho do Reino de Deus nesta imensa e amada cidade de São Paulo, conforme o dom que cada um recebeu. De maneira especial, queremos prosseguir nosso caminho sinodal, momentaneamente suspenso por causa da pandemia de COVID-19, mas que será retomado assim que for possível.

Temos pela frente a assembleia sinodal arquidiocesana, para a elaboração das propostas e diretrizes do sínodo para o período pós-sinodal. Atentos àquilo que o Espírito Santo diz à nossa Igreja em São Paulo, prosseguiremos no “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” em nossa Arquidiocese, para sermos, conforme a missão dada por Cristo à Igreja inteira, testemunhas de Deus nesta cidade.

Dom Ângelo traz consigo uma rica experiência de trabalho vocacional, como é próprio do carisma de sua Congregação Rogacionista. Seu lema episcopal, “Rogate ergo” (“Pedi, pois, ao Senhor da messe, que envie operários à sua messe”, Mt 9,38), nos recorda a ordem de Jesus dada aos discípulos para pedir a Deus o envio de trabalhadores na obra do Reino de Deus. A vida e a missão da Igreja chamam em causa o trabalho de muitas pessoas, dispostas a se dedicar com amor à missão e ao trabalho da Igreja. O sínodo arquidiocesano nos recorda que a Igreja é uma comunhão de bens espirituais, que recebemos da mão misericordiosa de Deus. A Igreja, no entanto, também é missão, que requer a participação generosa de todos os seus membros. Na Igreja, todos são chamados a ser “operários da vinha do Senhor” (cf. Mt 20,1).

Seja, pois, bem-vindo a São Paulo, Dom Ângelo, para se integrar, como “operário especializado e qualificado”, neste esforço comum de toda a nossa Igreja. Somos gratos ao Papa Francisco que o escolheu e enviou! Agradecemos à sua Congregação, que o preparou para esse novo e grande serviço ao povo de Deus. Pedimos que Deus recompense a sua família, que o entregou à Igreja, ainda em tenra idade, e o acompanhou em todo o seu caminho religioso. Muito gratos somos a você, por ter aceitado servir esta amada Igreja em São Paulo conosco e os demais bispos auxiliares e o clero, dedicado às muitas missões desta Arquidiocese. Bem-vindo, Dom Ângelo!

Colunas relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Colunas

Missionários Claretianos comemoram 125 anos de presença no Brasil

Uma missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, na Paróquia Imaculado Coração de...

Prefeitura pede que no Dia de Finados cerimônias religiosas em cemitérios ocorram em espaços abertos

Em nota divulgada à imprensa na tarde da segunda-feira, 26, a Prefeitura de São Paulo recomendou que...

‘Acolhamos com fé a semente e o fermento do Reino de Deus’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 27, na capela...

Conheça os novos cardeais do Papa Francisco

Entre eles estão os arcebispos de Washington (EUA) e de Santiago do Chile Três...

Capela São Camilo de Lellis é a presença da Igreja no Hospital do Mandaqui

O templo localizado no hospital da zona Norte de São Paulo é o último retratado na série especial de reportagens do O...

Newsletter