Você vai à Missa dominical?

O Domingo é, por excelência, o dia da Eucaristia, da Palavra de Deus e da Igreja. Em nenhum outro momento ou situação compreendemos tão bem que a Igreja é, aqui e agora, a comunidade dos discípulos de Jesus Cristo, reunidos com Ele, na unidade da Trindade Santa. A assembleia eucarística visível é sinal expressivo da realidade mais ampla e profunda da Igreja.

Na Eucaristia, o mistério da fé que professamos com palavras é celebrado de modo ritual, com gestos, palavras, hinos, atitudes e simbolismos. É sempre o Pai que nos acolhe, o Filho que nos convoca e instrui com sua palavra e nos alimenta com o Pão da Vida, e o Espírito Santo que age e dá eficácia à ação sacramental da Igreja. Na celebração da Eucaristia, formamos uma comunhão de fé e amor, comunidade fraterna, sem distinção nem discriminação, e somos animados na vivência da fé no testemunho diário. Na celebração da Eucaristia dominical, a comunidade de fé é novamente enviada para as suas múltiplas missões no mundo. A partir da Eucaristia dominical, o povo de Deus dispõe-se à prática da caridade pessoal e comunitária.

A celebração da Liturgia dominical deve ser bem preparada, em todos os seus aspectos, por quem preside e pelos que participam da equipe de celebração. Essa preparação envolve necessariamente a ação do sacerdote que preside a celebração e a de toda comunidade celebrativa, a escolha e a execução dos cantos, para que sejam adequados ao conteúdo celebrado na Liturgia; os leitores e demais servidores da celebração que devem fazer bem a sua parte, em benefício da comunidade celebrante. É necessário retomar a formação litúrgica de todo o povo, como orientou o Papa Francisco (Desiderio desideravi, 2022). Envolve também o ambiente celebrativo, para que favoreça a oração e o encontro pessoal e comunitário com Deus. Os horários das celebrações dominicais precisam ser adequados para que o povo possa cumprir o dever dominical. Também vale a pena recordar que é importante fazer uma boa acolhida das pessoas e criar um ambiente de fé e fraternidade para a celebração.

O Domingo é o Dia de Deus e da comunidade de fé, quando as pessoas, famílias e grupos de todo tipo devem reunir-se e celebrar na grande comunidade, cultivando os laços da comunhão eclesial, fraternidade, senso de pertença e participação na Igreja, povo santo de Deus. Por isso, devem ser evitadas as celebrações de grupos restritos, a não ser em ocasiões especiais, como retiros e encontros formativos específicos. Quem mais recebeu em dons, carismas e formação cristã não deve isolar-se em grupos seletos, mas oferecer seus dons e sua participação generosa nas mais variadas necessidades pastorais da paróquia, a grande comunidade de fé, família de Deus, que necessita desses dons e carismas para o seu bem e crescimento.

A preparação para a celebração dominical já pode começar na família, com uma oração da manhã e uma das leituras da missa dominical. Muitas famílias já fazem isso e, assim, as crianças e adolescentes são envolvidos desde cedo na oração comunitária, feita em família, que depois vai se estender à Missa na comunidade paroquial. Após a Missa, as comunidades paroquiais também podem oferecer um momento de convívio fraterno, para criar maior entrosamento entre os participantes da Missa dominical. Isso pode trazer muito fruto para a vida das comunidades. Se queremos renovar a vida das nossas comunidades eclesiais, demos maior valor à Missa dominical, centro da semana, e à acolhida e aproximação das pessoas.

A pesquisa do sínodo e o levantamento paroquial (2018), em vista do sínodo arquidiocesano (2017-2023), deixou clara a baixa participação dos católicos na Missa dominical em São Paulo. Os que frequentam regularmente a Missa aos Domingos e dias santos de guarda não passam de 6% do total de católicos da Arquidiocese. Isso questiona profundamente o alcance da nossa ação evangelizadora que, em grande parte, se desenvolve a partir da celebração dominical. É verdade que a vida cristã não se resume a participar da missa aos Domingos. Sem essa participação, porém, ela desaparece. Além disso, a participação na Missa diária também é um valor a ser incentivado. Por isso, em todas nas igrejas paroquiais deve ser oferecido, ao menos, um horário de Missa diária durante a semana. Mesmo com poucos os participantes, é importante que a Missa seja celebrada, em horário adequado à participação do povo. A divulgação da Missa diária ajudará a aumentar a participação do povo.

Não basta lamentar que o Domingo tenha sido assimilado pelas mais variadas ocupações e propostas de lazer ou trabalho da sociedade de consumo. Como católicos, precisamos pensar concretamente como pode ser recuperado o sentido cristão do Domingo e a participação assídua na celebração da Eucaristia. O preceito dominical nunca foi abolido e continua válido para todos os católicos que não estejam legitimamente impedidos de o fazer. Como recuperar o sentido cristão do Domingo, Dia do Senhor e da Comunidade?

guest
5 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Jose Fernandes
Jose Fernandes
1 mês atrás

Essas visitas as casas. Não foram feitas em todas as ruas. Prova disso. Onde moro. Não veio ninguém na rua. Ver nada.

Jose Fernandes
Jose Fernandes
1 mês atrás

Parabens pela matéria e explicação. Infelizmente. Esta assim mesmo. O povo hj em dia está vivendo uma verdadeira apostasia .ainda bem q não são todos

Ana Lúcia
Ana Lúcia
1 mês atrás

Gratidão 🙏

Cristina
Cristina
1 mês atrás

Sim

Maria de Fátima Zago
Maria de Fátima Zago
1 mês atrás

Difícil ver a igreja vazia
Domingo sem missasemana sem Graças