Advento, um tempo espiritual

O Advento se caracteriza por ser um tempo de renovação espiritual, ao apontar para a vinda de Jesus, o Emanuel, que manifesta ao mundo a glória de Deus Pai e seu plano de salvação. Como nos recorda São João (Jo 1,14), “a Palavra se fez carne e veio morar entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que recebe do seu Pai como Filho único, cheio de graça e verdade”. Esse tempo litúrgico, de quatro semanas, nos prepara para o Natal do Senhor, quando acolhemos Aquele que veio morar entre nós, cheio de graça e verdade. Com confiança, dizemos: “Vem, Senhor Jesus”.

Não é um tempo penitencial como a Quaresma, que nos prepara para a Páscoa, mas é a alegre expectativa para celebrar a Encarnação do Verbo. Não deixa de ser um tempo, porém, de conversão, mudança de vida, para retomar e aprofundar a comunhão com Deus e os irmãos. Nas duas primeiras semanas, meditamos sobre a segunda, última e definitiva vinda de Cristo no final dos tempos (a parusia). Nas duas semanas sucessivas, refletimos sobre a chegada do Menino Jesus, o Emanuel – Deus conosco –, o Filho nascido da Virgem Maria. Tempo de espera e alegre esperança, pela proximidade da vinda do Salvador. Com a sua vinda, chegamos à plenitude do tempo e o Reino de Deus está próximo.

Neste caminho espiritual, a Igreja nos lembra de alguns valores fundamentais, como a fé intensa, a esperança vigilante, a oração persistente, o amor transbordante, a alegria do coração, a simplicidade, o renovamento da vida pessoal, familiar, eclesial e social. A Sagrada Escritura nos conduz na caminhada espiritual, rumo ao encontro do Senhor que vem. Entre alguns textos litúrgicos deste período, ouviremos sobretudo Isaías, o profeta da esperança, que anuncia a libertação do povo, um novo tempo, a libertação que se aproxima. Também João Batista, aquele que prepara o caminho do Senhor, aponta para o Cordeiro de Deus, e prega a urgência da conversão, o Reino está chegando, é preciso acolhê-lo com amor.

Entre os sinais visíveis que indicam o itinerário espiritual em preparação ao Natal, temos a Coroa do Advento, feita de galhos verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas quatro velas representando as quatro semanas do Advento. O círculo da coroa é sinal do amor de Deus = “Aliança”, a ser renovada, vencendo o mal, conferindo o perdão dos pecados. A Coroa dá uma ideia de “elo” – a união entre Deus e as pessoas. Os ramos e fitas são verdes, cor da esperança e da vida. A fita e o laço vermelho simbolizam o amor de Deus, pois toda a criação será redimida com a chegada do Menino Jesus.

As luzes das velas acendidas, ao longo dos domingos do Advento, nos indicam o caminho a seguir e nos aproximam do Natal. São sinais da fé e alegria pelo Deus que vem e um convite a purificar os corações para acolher o Emanuel, Deus Conosco. Vamos levantar-nos, erguer a cabeça, o Senhor está chegando, as antigas promessas se cumprem. Somos chamados a viver este tempo em profundo discernimento e perseverante oração. Vigiai e orai. Vem, Senhor Jesus.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários