Belém é aqui

Um antigo hino cantado no tempo de Natal ensinava que “Belém é aqui, aqui é Natal. Belém é aqui, onde estou, na casa vizinha mora o Salvador”. Belém é a “casa do pão” em que se encontra o túmulo da matriarca Raquel e também em que se deu a história de Rute e Booz, modelos de convivência harmoniosa entre pessoas de etnias diferentes. Nela, o profeta Samuel ungiu Davi, que gover­nou Israel por 40 anos. Depois, seus des­cendentes reinaram por mais de quatro séculos.

Em Belém, completaram-se os dias e Maria deu à luz seu filho primogênito. Na sala dos hóspedes não havia lugar para eles; então, a mãe enfaixou a crian­ça e a colocou num coxo (manjedoura), lugar onde animais mansos, os que co­nhecem seus donos, vinham se alimen­tar. Ali, em meio ao capim, Maria recos­tou o recém-nascido. Mais tarde, Jesus multiplica os pães, pede que a multidão se sente na relva (capim) e seja saciada. A referida sala dos hóspedes tinha certa proximidade do lugar onde ficavam os animais. Naquela ocasião, não foi possí­vel ocupar tal sala, porém, mais adiante, por ocasião da última Ceia, uma sala no andar superior tornou-se disponível para que nela Jesus instituísse sua eterna “memória”.

Neste Natal e em todos os dias da vida, redescubramos as lições de Belém: casa do pão para que todos estejam bem nutridos; lugar onde os pequenos podem reclinar o seu corpo; espaço de integra­ção com toda criação (na manjedoura animais mansos faziam sua refeição); fonte de inspiração para construir a civi­lização do amor, vivida e ensinada pelo Deus Menino que nessa cidade nasceu. Belém tem muitas outras lições que po­demos descobrir e atualizar, pois “Belém é aqui, se existe calor na luta dos homens, combatendo a dor”. Feliz Natal.

Missas presididas por Dom José Benedito Cardoso na Região Episcopal Lapa
24/12 (Domingo)
9h | Missa de Natal no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros

18h | Missa da Vigília de Natal na Paróquia Cristo Jovem (Largo da Lapa, 106, Lapa de Baixo)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários