Natal: viver como filhos de Deus

O Natal significa o nascimento de Jesus. Mas Jesus nasce “para mim”, para me conhecer, para falar comigo, para me ensinar muitas coisas, para conseguir o perdão dos meus pecados e para que eu possa recuperar a paz sempre que a mi­nha consciência me acusar de algo erra­do. Também para me transmitir um ide­al de vida: santificação no cumprimento de todos os meus deveres: no estudo, na família, com os amigos, no trabalho, na igreja etc. Jesus vem para se unir a mim na Eucaristia: espera-me na Missa e na Comunhão, para me ensinar a vida nova dos filhos de Deus, e para que eu aprenda a amar com amor verdadeiro, puro, santo.

A chegada de Jesus no Natal realiza o grande sonho da humanidade: conhe­cer Deus. Saber quem é Deus, como Ele é, conhecer os planos de Deus, saber o que Deus pensa, o que Deus quer. Ainda mais: saber o que Deus espera de cada um de nós. Conhecer o caminho que nos leva a Ele. Como devo me compor­tar para atingir a minha maior realização. Saber qual a missão que me foi confiada nesta vida, que eu devo realizar nesta ter­ra, neste período da História da humani­dade em que fui chamado a viver.

Jesus também vem oferecer-nos a felicidade. O que Ele oferece? Fartura de dinheiro, comida e bebida? Bem-es­tar, situação cômoda, sossego? Elimina­ção da dor, da doença, do sofrimento e da morte? Não é disso que se trata: o Natal vem responder às perguntas mais importantes que a gente faz: o que eu preciso fazer para ser realmente feliz? Jesus vem ensinar-nos a viver a vida de Filho de Deus. Essa é a grande novida­de do Natal: o Filho de Deus se fez ho­mem, para que os filhos dos homens se tornassem filhos de Deus. Viver uma dimensão totalmente nova, uma postura completamente diversa: uma verdadeira revolução no posicionamento, porque nos propõe apenas duas alternativas, dois modos de viver neste mundo: ou se vive a vida de filho de Deus ou a vida animal; ou vida espiritual ou vida mate­rial; ou vida cristã ou a vida mundana. Portanto, vamos nos abrir a Jesus, nosso Salvador. Não podemos pactuar com a hipocrisia, com a mentira, com a falsi­dade, com um comportamento apenas exterior, que não corresponde ao modo de vida de um filho de Deus. Vamos sair ao encontro de Jesus Menino e abrir os nossos corações para a vida de verdadei­ros filhos de Deus: assim, saborearemos uma felicidade sem limites, uma felicida­de profunda, duradoura.

Missa presidida por Dom Carlos Lema Garcia
24/12
18h30 | Missa da Vigília de Natal na Paróquia Nossa Senhora do Brasil
(Praça Nossa Senhora do Brasil, 01, Jardim América)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários