Rogai, pois, ao Senhor da messe

Vamos iniciar o mês de agosto, dedicado à oração e à promoção de todas as vocações na Igreja a serviço do Reino de Deus. Durante as quatro semanas, em particular nos domingos, seremos chamados a destacar as vocações, rezar por elas e fazer um convite explícito para que todos, e cada um, possam responder, ao chamado recebido, com amor e generosidade. Sabemos que o mês vocacional, agosto, assim denominado, foi instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em sua 19ª Assembleia Geral, em 1981, que assim dizia: “O mês de agosto seja assumido, em todo o território nacional, como mês vocacional”. Trata-se de dar um forte impulso à animação vocacional, em particular com a oração, com o envolvimento de toda a comunidade eclesial, para responder ao comando de Jesus: “Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita” (cf. Mt 9,35-38).

Neste ano, o tema e o lema do mês vocacional são os mesmos do 3º Ano Vocacional do Brasil. O tema “Vocação: graça e missão” se fundamenta na compreensão de que a vocação é verdadeiramente um dom, uma graça, e que o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo. O lema “Corações ardentes, pés a caminho” nos remete aos discípulos de Emaús que, ao escutarem as palavras de Jesus, que com eles se faz peregrino, lhes arde o coração, o reconhecem ao partir o pão e se colocam a caminho para anunciar que Cristo está vivo. Todos somos convidados a viver nossa própria vocação como dom e iniciativa divina, a partir de uma experiência de fé, um encontro profundo e decisivo com Cristo, na participação da vida comunitária e em perspectiva missionária. E a primeira missão, o primeiro compromisso, como pediu Jesus, é rezar ao Senhor da messe, Deus Pai, que envie os operários de que o mundo e a Igreja tanto necessitam.

À intensa oração, somos convidados a promover e valorizar cada vocação na Igreja. Rezar e trabalhar pelas vocações, eis nossa tarefa e compromisso. Recebemos o grande dom da vida e pelo santo Batismo, vocação comum, fomos chamados ao caminho da santidade. Por isso, como acontece há mais de 40 anos no mês vocacional, na primeira semana do mês de agosto, vamos re- zar e animar as vocações ao ministério ordenado (bispos, presbíteros, diáconos). Na segunda semana, agradecer e suplicar pela vocação e missão dos pais e filhos (a vocação matrimonial e familiar). Na terceira semana, dirigir nossa prece pela vocação à vida consagrada, homens e mulheres que se consagram a Deus pelos conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência, vivem em comunidade, à luz de um carisma e específica missão (consagrados/as). E na quarta semana do mês de agosto, suplicar e promover a vocação e missão dos cristãos leigos, os diversos serviços e ministérios, com destaque para a vocação do catequista (ministérios não ordenados).

Como vemos, um mês intenso, o de agosto, de ação de graças pelos dons e graças que o Espírito Santo, com abundância, derramou, expressos nas diversas vocações na Igreja. E, ao mesmo tempo, de súplica e preces para que cada um possa discernir seu chamado e responder com alegria. Que por nossa prece e empenho, não faltem na Igreja, e para a salvação da humanidade, bons e santos operários e operárias da messe.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários