O Miguel, de apenas 10 anos, está encantado com o que tem visto às vésperas do Natal e me faz a seguinte pergunta: “Padre, quais os significados dos símbolos de Natal?”
Miguel, meu amigo, que boa pergunta você me faz, menino! Vamos lá! No Natal há muitas estrelas, não há? Então, a estrela é um símbolo importante. Sabe o significado? Não sei se já contaram para você, mas uma estrela bonita guiou os magos do Oriente até Jesus. Ela sumiu quando os magos entraram no palácio de Herodes. E reapareceu para guiá-los até Jesus. Viu que legal?
Outro símbolo do Natal são esses próprios magos do Oriente. Há muitos desenhos, pinturas e imagens mostrando os três levando presentes a Jesus. E por falar em presente, eles também são símbolos do Natal. Eles lembram que o Pai do céu nos deu o maior dos presentes que é Jesus. E nós damos presentes uns para os outros para não esquecer do presente que o Pai do céu nos deu, que é o seu Filho.
Pastores cuidando de ovelhas também são símbolos do Natal. Afinal, foram eles os primeiros a ouvirem a notícia de que Jesus tinha nascido. Os anjos disseram isso para eles. Eu fico pensando que naquela primeira noite de Natal,os pastores ofereceram ao Menino Jesus o que eles tinham: leite de cabra, um queijinho, quem sabe um pedaço de pão que eles levaram como merenda, mas isso é só imaginação minha, Miguel.
E como eu falei nos anjos dando a notícia do nascimento de Jesus para os pastores, os anjos também são símbolos do Natal, porque foram eles que disseram aos pastores: “Corram até Belém. Vão ver o menino que acabou de nascer. Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”.
Nossa Senhora também nos fala do Natal, não é mesmo, Miguel? Afinal, ela é mãe de Jesus e pode nos ajudar a preparar bem o Natal.
Tem mais símbolos? Claro que tem! O próprio presépio que representa para nós a cena do nascimento de Jesus. Você tem presépio na sua casa? Que bom! Quem for visitar vocês vai saber que ali tem uma família que quer ter um Natal com Jesus.
É lógico que há muitos outros símbolos do Natal: o pinheirinho que fica verdinho mesmo no inverno, isso é bem típico no hemisfério Norte, para significar que Jesus veio vencer a morte e nos trazer a vida. A árvore enfeitada de bolinhas coloridas, lembrando que Jesus é o fruto da árvore da vida.
E há também as velas que lembram que Jesus é a luz que brilhou na escuridão do mundo!
Viu que beleza, Miguel? Agora você já tem assunto para conversar com sua família e com seus amiguinhos sobre os símbolos do Natal.
Fique com Deus! E que Ele abençoe você e sua família.