A Maria das Graças, do bairro Santo Antônio, quer saber o seguinte: “A água só é benta quando o padre segura e diz ‘abençoe esta água’ ou também vale quando estamos segurando a água?”.
Primeiramente, minha irmã, é bom lembrar que a água benta é um sacramental e não um sacramento. Nós, padres, abençoamos a água, lembrando que ela é sinal de vida e de purificação. Lembramos também as águas do dilúvio, das quais nasceu uma nova humanidade. Lembramos as águas do Mar Vermelho, pelas quais passou o povo de Israel da escravidão do Egito para a liberdade. Lembramos, ainda, o Batismo de penitência e conversão dado por João Batista e o Batismo de Jesus, que não precisava, mas quis ser batizado. Enfim, lembramos a água do Batismo em que fomos sepultados e ressuscitados para uma vida nova como Filhos de Deus. Discípulos de Cristo, membros da Santa Igreja.
Como é importante a água e seu simbolismo na Doutrina da Igreja. Pedir a bênção da água é lembrar esses simbolismos todos e suplicar ao Senhor que esta água bebida, aspergida sobre as pessoas e sobre casas e objetos, seja sinal de bênçãos e graças. O uso da água benta sempre foi incentivado pela Igreja e muito bem-aceito e utilizado na religiosidade popular.
A Igreja tem belas fórmulas de bênção da água, e é bom que peçamos aos nossos párocos que a abençoem. Isto acontece em muitos santuários.
Alguns padres comunicadores costumam benzer a água pedindo às pessoas que coloquem um copo de água junto ao rádio. Eu não tenho o hábito de dar esta bênção pelo rádio, mas não critico quem a dá.
Alerto, porém, que a bênção da água feita pelo sacerdote de forma presencial destaca a comunhão do povo de Deus com sua comunidade.
Eu concluo dizendo a você, minha querida irmã: quando o padre anuncia na Igreja ou no Santuário que dará a bênção à água e aos demais objetos de piedade, claro que a bênção é válida. Tenhamos sempre o cuidado, porém, de pedir a bênção da água e de usar a água benta somente após entender o que a Igreja ensina sobre ela.