O Elvis Mariano, do bairro da Saúde, quer saber se o Terço da Misericórdia tem “a mesma validade” do Terço meditado. Meu irmão, toda oração, seja ela qual for, é agradável a Deus. Não se deve achar que uma seja mais válida do que outra. Certamente, o Terço tradicional, com a meditação dos mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos, é evangelizador, é bíblico. Entretanto, outras formas de rezá-lo também são válidas.
Rezemos sempre. Invoquemos Maria. Supliquemos a graça da fidelidade a Jesus Cristo e ao seu Evangelho; e aprendamos, a fazer a leitura orante da Bíblia, a orar pelos Salmos, a conversar com Deus com palavras ditadas pela realidade que vivemos. Além disso, não nos esqueçamos jamais de que a missa é a oração mais completa da nossa fé, porque em comunidade, em torno do altar, comungamos o Cristo Palavra e o Cristo Pão.
Voltando à sua pergunta, todas as formas de se rezar o Terço são válidas. Entretanto, não nos esqueçamos do jeito tradicional que recebemos da Igreja por meio de nossos antepassados. O colar de contas serve para contarmos as preces que fazemos. Por isso é que se podem fazer muitas orações desfiando as contas dele para não perder as contas.