Natal em Família – o presépio no centro da festa

Frequentemente, trago aqui o importante e insubstituível papel da família na formação dos filhos. 

No seio da família, aprendem-se as primeiras e maiores lições, forja-se o caráter, vivem-se valores, aprendem-se virtudes… Precisamos aproveitar cada situação, cada momento de convívio, para proporcionar aos filhos essas aprendizagens que serão a estrutura fundamental que levarão para a vida. 

No entanto, com o passar do tempo, observo muitas teorias e métodos educativos que são amplamente divulgados e acabam por confundir os pais e complicar o processo de formação dos filhos. 

Quero chamar a atenção de vocês, pais cristãos, para uma vantagem que temos, que deveria ser um forte farol em nossa atuação parental, tirando-nos das confusões educativas modernas que se instauram: temos um tutorial. Deus, em Sua enorme sabedoria e generosidade, mostra-nos o caminho seguro para educarmos nossos filhos e fazermos deles pessoas de bem. Basta que olhemos para as lições que recebemos desde o nascimento do próprio Filho de Deus que se fez homem e veio ao mundo no seio de uma família. 

Vamos aproveitar esse momento tão sublime do ano, em que Jesus vem a nós, para aprendermos muitas das lições que seu nascimento nos traz e buscarmos viver esses ensinamentos em família. 

No presépio, Deus, rei do universo, nasce na mais suprema pobreza, sem casa, sem roupas adequadas, sem berço… Tem o fundamental: um pai e uma mãe que lhe provêm o que necessita de mais importante – amor, aconchego, calor e alimento. Será que nos lembramos de contar essa história para os nossos filhos, e com ela mostrarmos o que realmente é importante? 

Talvez seja um momento adequado para promovermos uma reflexão em casa:
1. O que temos de realmente necessário, o que temos que nem precisaríamos tanto, mas gostamos de fazer um exercício diário de valorizar, agradecer e, quem sabe, o propósito de não reclamar ou de não pedir o que não for, de fato, necessário. Oportunidade de estimularmos a virtude da gratidão. Hoje, a palavra de ordem é “quero”. Ouve-se “quero” milhares de vezes ao dia entre adultos e crianças. Muito se quer, mas muito pouco valor se dá ao que se tem. Vamos ensiná-los a agradecer pela casa, pela comida, pelos brinquedos, pela família, pela saúde. 

2. Quantas crianças, hoje, como Jesus, não têm um lugar adequado para morar, comida para comer, brinquedos para brincar? Vamos promover a virtude da generosidade. Que tal escolhermos, junto com eles, um brinquedo em bom estado, algo que gostamos de comer, uma roupinha que está bonita, mas ficando pequena para levarmos a um abrigo ou orfanato junto com as crianças? 

Ver a realidade de outros é uma experiência muito rica até mesmo entre os menores. Preparar para a vida é isso: tratar com naturalidade a realidade, não a escondendo das crianças; mostrando a elas como podemos contribuir para melhorar aquilo que não está bom; promovendo vivências que possibilitem que elas pensem nos outros e não somente em si mesmas, pois de experiências como essas brotam sementes do verdadeiro amor. 

Vamos nos propor a montar um presépio junto com as crianças, contando de modo lúdico a história do Deus que nos ama infinitamente e está muito perto de nós. Podemos criar o hábito de cumprimentar Jesus cada vez que passamos por Ele no presépio. Cumprimentar Nossa Senhora, São José. Pedir a eles por alguém que conhecemos e que precisa de nossa oração, um amigo com dificuldades escolares, alguém doente da família, alguém que vimos na rua em alguma necessidade. Essa prática coloca a criança em relação com o sobrenatural, com a possibilidade de se aproximar de Jesus, crescendo em amizade com Ele. De confiar na sua ajuda e, com isso, crescer na fé, valor tão importante a plantarmos no coração dos filhos. 

Que preparemos nossas casas e nossos corações para que Jesus seja recebido e traga todas as mudanças que precisamos para ter uma vida mais alinhada com o que Ele espera de nós. 

Simone Ribeiro Cabral Fuzaro é fonoaudióloga e educadora. Mantém o site www.simonefuzaro.com.br. Instagram:@sifuzaro 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários