O que significa na Bíblia: ‘Que os mortos enterrem seus mortos?’

Esta é a dúvida da Ana Alice, de Osasco (SP). Minha irmã, há pelo menos três explicações para esse texto. 

Primeira: o homem que queria primeiro sepultar o pai para depois seguir a Jesus pedia um tempo porque o pai dele ainda estava vivo. Se estivesse morto, ele, o filho, não estaria ali diante de Jesus.

Segunda explicação: há estudiosos que entendem que o pai daquele homem estava morto mesmo, e Jesus exigiu que ele deixasse o enterro e o seguisse.

Terceira: há os que falam que Jesus exigiu daquele homem o ato heroico de colocar o amor a Cristo acima do amor aos pais.

Eu fico com a primeira versão. Jesus pediu que o jovem o seguisse imediatamente e não esperasse o pai morrer. Não faltaria quem sepultasse seu pai.

O que é bonito nesse texto é o chamado de Cristo de um lado e a resposta ao chamado, que Cristo pediu fosse pronta, imediata, sem inventar desculpas. 

Há ainda que se pensar que seguir Jesus é se abrir a uma vida plena e cheia de sentido que Ele nos oferece.

Enfim, vale lembrar que o amor a Cristo deve iluminar todos os demais amores de nossa vida. Fique com Deus, minha irmã.

guest
48 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Ronaldo
Ronaldo
11 meses atrás

Acho que Jesus quis dizer que a morte não é tão importante quanto dizem. Ele estava falando em desprendimento, desapego. Ele estava dizendo que a verdade é mais importante do que tudo nesta vida. Enfim, foi um ensinamento que ele deixou com essas palavras duras, e eu entendo e concordo plenamente. Não é para pormos em prática esse ensinamento ao pé da letra, mas sejamos mais desprendidos, encaremos a morte como algo natural, não façamos drama de algo tão natural, tão comum a todos.

Walter luis lene
Walter luis lene
10 meses atrás

Como contribuição, Acredito que Jesus possa ter se referido aos mórtos em Cristo, ou seja, todo aquele que não segue e não aceita Jesus, já “está morto”, mesmo em vida.

Deixe que os mortos (vivos) enterrem seus mortos (morto) seria a expressão para designar as pessoas que vivem distante de Deus.

Neuci lima
Neuci lima
10 meses atrás

Sempre tive curiosidade em decernir esse texto,mas agora entendi, glória a Deus

maria jose chagas costa
maria jose chagas costa
9 meses atrás

sou catplica, mas só procuro explicações, do evangelhhos aos evangelicos

T. Barreto
T. Barreto
8 meses atrás

Também eu não entendia o significado desta passagem Bíblica mas agora sim.

Que não devemos viver presos às coisas materiais mas que escutemos mais a voz e os desejos de Deus para connosco.

Obrigada pela reflexão….

Joaquim
Joaquim
8 meses atrás

Essa palavra tem vários significados, ele falou muitas coisas com essas poucas palavras, más, o mais importante que ele quis dizer, foi, quem não tomar essa decisão de seguir Jesus, e, apegar em alguma coisa, mesmo que seja ao pai e mãe terrestre, já está morto em vida.

Esse é o morto em espírito, que vai enterrar o morto com o corpo falecido.

Gardenal
Gardenal
8 meses atrás

Sabe a gente acha desculpa para tudo nessa vida mas a verdade é o seguinte a gente precisa amar uma pessoa seja ela quem for filho pai mãe vô avó enquanto eles estão vivo depois que morreu acabou

José Genivaldo Nascimento carvalho
José Genivaldo Nascimento carvalho
8 meses atrás

Glória Deus também ficava sem entender más agora entendendo a vontade de Deus Ah cada dia ém nossas vidas seguir Ah é uma coisa muito importante em primeiro lugar com ele teremos vida eterna prá morar n céu glória Deus aleluias

Nubia
Nubia
4 meses atrás

A paz do Senhor ! Deus abençoe . Tb fico c a primeira . Estamos sempre arrumando desculpas para entregar a vida aCristo. Gratidão!

Elisangela
Elisangela
2 meses atrás

Acredito que se essa passagem de Mateus 8:22 refere-se ao costume do povo daquela época que sepultada o morto numa espécie de prateleira e após um ano recolhia os ossos e guardava numa caixa. Então esse rapaz qdo fala de sepultar o pai, estava se referindo a seguir Jesus após esse tempo de costume em relação a morte.