Confira nossa versão impressa

O diálogo das universidades católicas e as faculdades eclesiásticas com a cultura

A Constituição Apostólica Veritatis Gaudium (Alegria da Verdade) sobre as universidades e as faculdades eclesiásticas da Igreja Católica, publicada pelo Papa Francisco em dezembro de 2017, reafirmou a centralidade da história para o cristianismo e o encontro com Jesus Cristo também no mundo acadêmico e científico. A história para a fé cristã é a condição para compreender a encarnação do Verbo, e o Povo de Deus, enquanto peregrino pelos caminhos da história, é chamado a unir-se solidariamente com a humanidade para construir uma civilização. Em consonância com uma longuíssima relação do catolicismo com o mundo acadêmico, o Papa insiste sobre a missão evangelizadora da Igreja e sua relação com o vasto e diversificado sistema das universidades e da ciência.

De fato, não há sentido em separar teologia e pastoral, fé e vida cotidiana. O Concílio Vaticano II foi uma clara mensagem de superação dessa absurda divisão e, consequentemente, de uma interação entre a ciência produzida pela comunidade universitária e o mistério de Cristo, considerando que a compreensão da ressurreição de Jesus repercute na história da humanidade e na vida eclesial. Nesse contexto, é necessário dialogar com a cultura contemporânea e ouvir os seus problemas, conhecer suas feridas e participar de suas soluções. Na realidade, a meditação e o estudo da Sagrada Escritura, a participação assídua e consciente na Liturgia e o estudo sistemático da Teologia interagem com o contexto histórico e social. Podemos então dizer que não existe ciência teológica ausente da Igreja local, como não existe fé distante da realidade social. 

A visão integral dos estudos na universidade que considera a pessoa em sua totalidade e inserida em sua cultura é uma exigência da fé cristã e, por isso, uma exigência de que o Povo de Deus se prepare para a evangelização. As universidades católicas e faculdades eclesiásticas constituem “uma espécie de providencial laboratório cultural, onde a Igreja se exercita na interpretação da realidade que brota do evento de Jesus Cristo e se nutre dos dons da Sabedoria e da Ciência” e se torna um valor imprescindível para uma “Igreja em saída”

Nesse sentido, a nova Constituição Apostólica do Papa Francisco elenca quatro critérios para uma renovação dos estudos que contemple uma “Igreja em saída” e em diálogo com a cultura, sendo: 1. O anúncio do Evangelho é uma feliz notícia, principalmente aos pobres, que brota do mistério da Trindade e que propicia uma missionariedade solidária com as realidades locais e internacionais; 2. A abertura ao diálogo com a cultura não significa mera estratégia de convencimento, mas trata-se de uma exigência da vida comunitária, ou seja, da vida social e eclesial; 3. Consequentemente, a interdisciplinaridade das ciências, incluída a teologia, é um “princípio vital e intelectual da unidade do saber na distinção e no respeito pelas suas múltiplas, conexas e convergentes expressões”, princípio capaz de realizar uma síntese orientadora para a vida, conectando os estudos com os problemas práticos do cotidiano; 4. As redes entre as instituições católicas e laicas colaboram na promoção de estudos com abertura à internacionalização e inspiram o respeito e o cultivo das diversas tradições culturais e religiosas.

Colunas relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Colunas

Missionários Claretianos comemoram 125 anos de presença no Brasil

Uma missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, na Paróquia Imaculado Coração de...

Prefeitura pede que no Dia de Finados cerimônias religiosas em cemitérios ocorram em espaços abertos

Em nota divulgada à imprensa na tarde da segunda-feira, 26, a Prefeitura de São Paulo recomendou que...

‘Acolhamos com fé a semente e o fermento do Reino de Deus’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 27, na capela...

Conheça os novos cardeais do Papa Francisco

Entre eles estão os arcebispos de Washington (EUA) e de Santiago do Chile Três...

Capela São Camilo de Lellis é a presença da Igreja no Hospital do Mandaqui

O templo localizado no hospital da zona Norte de São Paulo é o último retratado na série especial de reportagens do O...

Newsletter