Pelo que fizemos, graças sejam dadas a Deus!

Chegamos ao fim de mais um ano de caminho, marcado por muitos trabalhos e buscas. Não pretendo fazer um balanço completo, sob todos os aspectos; apenas me atrevo a recordar alguns fatos que marcaram este ano do ponto de vista religioso e pastoral.

Nossa Arquidiocese esteve profundamente envolvida na realização do 1º sínodo arquidiocesano. Depois de termos interrompido as atividades do sínodo, por causa da pandemia de COVID-19, tivemos a pré-assembleia sinodal nas paróquias e comunidades, para retomar os principais temas tratados ao longo de quatro anos de sínodo e para “reaquecer os corações” nas motivações e principais temas do sínodo. Fizemos, em seguida, sete sessões da assembleia sinodal arquidiocesana. Recolhendo as intuições, constatações e reflexões de todo o trabalho, a assembleia elaborou uma série de propostas pastorais para serem recepcionadas pela Arquidiocese, como frutos do trabalhos sinodais.

A assembleia sinodal arquidiocesana serviu para debater, ajustar e afinar as propostas; o trabalho foi realizado por 24 comissões temáticas, em quatro sessões sucessivas, até recolher o consenso sobre as propostas. A partir delas, mas também de todo o trabalho sinodal realizado, serão agora dadas as diretrizes e orientações pastorais gerais do sínodo para a nossa Arquidiocese. O encerramento está marcado para o dia 25 de março de 2023.

O sínodo universal sobre a sinodalidade da Igreja, convocado pelo Papa Francisco, também deu passos importantes, recolhendo as contribuições das dioceses e conferências episcopais de todo o mundo. Neste final do ano, ainda estão sendo recolhidas as reflexões e contribuições de âmbito continental, para compor o material do instrumento de trabalho. A primeira parte da assembleia sinodal será realizada em outubro de 2023 e, um ano depois, em outubro de 2024, será a segunda etapa da assembleia sinodal.

Neste ano, que está se encerrando, o Colégio cardinalício ganhou novos membros, no Consistório realizado no final do mês de agosto. Entre os novos cardeais, também estão Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, e Dom Leonardo Ulrich Steiner, Arcebispo de Manaus. E os Bispos do Brasil puderam fazer a sua visita “ad limina apostolorum”, depois de um intervalo de 13 anos. Foram mais de dez grupos, em momentos diversos do ano, a visitar o Papa e ter reuniões com ele e seus colaboradores mais imediatos na Cúria Romana. 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a sua assembleia geral de forma presencial, após dois anos de assembleias pelos meios virtuais. De toda maneira, uma primeira parte da assembleia deste ano ainda foi feita de forma remota, pela internet. Na assembleia, os bispos conseguiram, finalmente, concluir a votação geral da tradução revisada do Missal Romano. Foi um trabalho longo e atento, para manter a fidelidade ao texto latino comum a toda a Igreja. No próximo ano, teremos com certeza a publicação da nova tradução do Missal. 

Na Arquidiocese de São Paulo, tivemos a alegria de receber e ordenar dois novos bispos auxiliares: Dom Rogério A. das Neves e Dom Cícero Alves de França, que já se encontram em plena atividade nas Regiões Sé e Belém, respectivamente. Também foram nomeados e ordenados dois novos bispos para as dioceses sufragâneas da sede metropolitana de São Paulo: Campo Limpo, com Dom Valdir José de Castro, e São Miguel Paulista, com Dom Algacyr Munhak.

Em dezembro, foram ordenados cinco novos padres e seis novos diáconos para a Arquidiocese de São Paulo. O ano vocacional nacional, iniciado na festa de Cristo Rei, dia 20 de novembro passado, deverá ser celebrado amplamente em nossas paróquias e comunidades eclesiais, para renovar o clima vocacional e pedir ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe, que é muito grande!

Tivemos a alegria de superar, em grande parte, a pandemia de COVID-19. Por isso, as mortes por esse flagelo diminuíram drasticamente na cidade e no Brasil inteiro. Lamentavelmente, perdemos muitas vidas por causa da COVID-19. Delas recordamos em nossas preces a Deus. E também faleceu o cardeal Dom Cláudio Hummes, no dia 4 de julho passado. Deus conceda vida eterna aos nossos falecidos.

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Maria das Graças Miguel Santos
Maria das Graças Miguel Santos
1 ano atrás

Benção Sobre Bênçãos. Gratidão Dom Odilo por nos Pastorear nessa Cidade Imensa, com tanto dinamismo e Zelo.
Quanto trabalho, quantos desafios!
Demos Graças, porque nossa Arquidiocese e nossa Amada Igreja Caminha com Jesus ,que nos concedeu um ano muito fecundo ,dentro das circunstâncias que o mundo vive.
Demos Graças a Deus. 🙏🙏🙏