Por que João Batista foi decapitado?

A Noemia, do bairro do Limão, me escreveu com a seguinte dúvida: “Padre, qual a parte do Evangelho em que João foi preso e decapitado? E por quê?”. 

Minha irmã, a história de João Batista você conhece. Seus pais eram o sacerdote Zacarias e Izabel. Este casal não tinha filhos. E um anjo anunciou a Zacarias, durante uma celebração que ele presidia, que ele seria pai de um menino. Zacarias duvidou e ficou mudo até que nasceu o seu filho e lhe deram o nome de João. 

João era primo de Jesus, e ele foi anunciado pelos profetas como uma voz que prepararia os caminhos do Senhor. A Zacarias disse o anjo que “ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente…” (Lc 1,15).

São João Batista denunciou o pecado do governador da Galileia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades – sua cunhada –, e com ela vivia como esposo. Herodes prendeu João. E numa festa, Salomé, a filha de Hedodíades, dançou para Herodes. Ele ficou encantado e disse que pedisse o que quisesse que ela daria. E a menina, influenciada pela mãe, pediu a cabeça de João Batista. Herodes mandou, então, decapitar João e a cabeça dele foi entregue à menina numa bandeja.

Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio de João Batista, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe: “Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista” (Mc 6,25).

É bom que você saiba, Noemia, que a Bíblia fala tanto do nascimento quanto da morte de João Batista, e a Igreja celebra estes dois fatos. O nascimento, em 24 de junho; e a morte, em 29 de agosto.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários