Por que não se realiza o casamento na Igreja se não houver a união no civil?

A Severina nos mandou uma mensagem com a seguinte dúvida: “Por que a Igreja não celebra casamento se o casal não for antes casado no cartório? O casamento no civil tem valor para a Igreja? Eu quero casar, mas não no civil…”.

Severina, a Igreja se preocupa demais com a família, com a indissolubilidade do Matrimônio. A família é sagrada. Ela sempre exigiu o casamento na Igreja, porque é um sacramento, e sempre pede que haja o casamento no civil para que se garanta no futuro o direito dos filhos aos bens dos pais.

Entretanto, minha irmã, a razão maior é evitar a poligamia, isto é, várias uniões que coloquem em risco a sacralidade do Matrimônio.

Pense bem: uma pessoa se casa só na igreja depois se casa no civil com outra e vai por aí afora se casando.

Outra situação: muitas vezes, há mulheres que recebem o salário do pai militar e não querem perder esta aposentadoria. Por isso, querem se casar apenas no religioso para continuar recebendo este dinheiro a mais. Eu não acho honesta esta atitude. Porque se mantém um privilégio à custa do povo.

De todo modo, Severina, sempre é bom conversar com um padre amigo para se orientar, porque eu creio que pode haver casos em que o casamento só na Igreja, sem o civil, seja permitido.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários