‘Por que o canto de Maria na casa de Isabel se chama Magnificat?’

A pergunta é da Maria de Lourdes. Minha irmã, para você entender o significado da palavra Magnificat é preciso que lembremos, primeiro, que durante quase 2 mil anos a língua oficial da Igreja foi o latim. E ainda é, de certo modo. Tanto que os grandes documentos da Igreja são escritos em latim e as duas ou três primeiras palavras de cada documento é que dão nome a eles. 

Alguns exemplos: o documento conciliar sobre a Igreja chama-se Lumen gentium; o sobre a Palavra de Deus é o Dei verbum, a encíclica do Papa Bento XVI sobre o amor de Deus recebeu o nome de Deus caritas est, enfim, o latim ainda é a língua oficial da Igreja, os documentos são escritos primeiro neste idioma.

Pois bem, Maria de Lourdes, alguns hinos também são chamados pela primeira palavra deles escrita em latim. Por isso, o hino que Nossa Senhora cantou quando visitou sua prima, Santa Isabel, começa assim: “Engrandece minha alma ao Senhor”. Como é que se diz isso em latim? Assim: “Magnificat anima mea dominum”. Este hino, então, seguindo a Tradição da Igreja, passou a ser chamado pela primeira palavra que o compõe em latim.

A palavra Magnificat significa “engrandece”, ou seja, é um louvor à grandeza de Deus. 
Eu deixo aqui outro exemplo para você: quando o anjo anunciou a Nossa Senhora que ela seria a mãe de Jesus, Maria disse ao anjo: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. “Faça-se”, em latim, se diz “Fiat”. Então, o sim de Maria a gente chama de “Fiat”. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários