Por que precisamos de poesia? A poesia nos cria e faz viver

Às vezes, perguntamo-nos: quem escreveu a Bíblia? Por que é chamada Palavra de Deus? Como pode ser que uma palavra escrita por homens possa ser chamada de Palavra de Deus? Na realidade, todas as verdades reveladas por Deus e contidas na Sagrada Escritura foram escritas sob a inspiração do Espírito Santo. Como diz São Pedro em sua carta: “Aqueles homens, movidos pelo Espírito Santo, falaram da parte de Deus” (2 Pedro 1,21). O reconhecimento dos livros sagrados pela Igreja foi um processo que ocorreu ao longo dos séculos, mas já por volta do século IV os Padres da Igreja falavam de um “cânone” que é um elenco de livros considerados sagrados. A Igreja considera sagrados todos os livros do Antigo e do Novo Testamento porque os julga inspirados pelo Espírito Santo. A inspiração ou o sopro de Deus impelia uma pessoa a colocar à disposição seu próprio coração, sua própria mente, para que Deus pudesse soprar sua Palavra. Como diz a Dei Verbum DV, 11: “Os livros sagrados têm Deus como autor”. Deus nos escreveu uma linda carta de amor. Ele a escreveu por meio dos séculos, dos acontecimentos, por meio das histórias humanas com toda a realidade da existência. A Sagrada Escritura é rica de cores, formas, vozes. Está escrita com toda a riqueza das personalidades escolhidas por Deus.

Para entrar num livro da Sagrada Escritura, como num palácio misterioso, é preciso conhecer a estrutura. As palavras de Deus são expressas com uma linguagem humana, com os gêneros literários então em uso e no estilo da época. O gênero literário é como uma chave para entrar naquele palácio misterioso. Compreender o gênero literário significa compreender melhor a palavra falada por Deus e a sua mensagem. Os gêneros literários na Bíblia são muitos: apocalípticos, históricos, escritos legislativos, orações, cartas, parábolas, histórias, provérbios, poemas, narrações… 

Falemos da poesia. Os poemas mais bonitos da Bíblia são os Salmos e o Cântico dos Cânticos. Poesia do grego ποίησιςsignifica “criar, fazer”. É uma forma de arte que, com seu estilo de versos, ritmos, imagens, palavras justapostas e escolhidas, consegue gerar sentimentos em nós, colore a alma, evoca tudo o que escondemos no fundo do nosso coração. É como o chamado original de Deus para trazer à luz a existência. A poesia revela a verdade de nós mesmos, as coisas que não sabíamos que tínhamos, que vivíamos. Com poucas palavras, o poeta transmite a riqueza e complexidade da alma humana. Para entender os poemas, não há necessidade de esforço intelectual. A poesia é a linguagem do coração. Basta ouvi-la… Para compreender uma poesia, é preciso amá-la, e esse amor revela a linguagem do coração. Quando lemos poemas, eles nos ajudam a viver porque falam de nós. A poesia expressa o que queremos dizer do fundo do coração e com palavras que têm valor, que se transmite de coração para coração. Carregamos dentro de nós infinitos mundos, desejos de amor, de verdade, de beleza. Trazemos dor, decepção, rebelião. A poesia dá espaço a tudo o que é mais humano. Os Salmos são poesia. Eles são obviamente oração, mas que se expressa com a poesia. 

A poesia se ouve, se ama, se contempla. A poesia nos serve de espelho. Nela, somos nutridos, encorajados. Com a poesia, aprendemos a nos conhecer, a falar, a mergulhar na realidade mais verdadeira. Os poetas nem sempre sabem o que escrevem. Deixam-se levar por uma força de inspiração, um fogo poderoso, e procuram comunicar a visão que lhes é apresentada, a palavra que os invade. Eles se entregam à luz que penetra dentro deles e formula as linhas, as imagens, os espaços. Assim Deus escolheu pessoas sensíveis, capazes de ouvir o coração, capazes de se deixar levar por Ele e de proferir as palavras que Ele queria que fossem ditas; como o Cântico dos Cânticos, o mais alto poema de amor que até agora inspira e canta a beleza das realidades mais humanas como o amor, o corpo, a natureza. 

Às vezes, dizemos que a poesia é uma coisa romântica, não uma coisa real, para quem está desconectado da vida. E dizemos com um sorriso de ironia: ele é um poeta… Mas ποίησιςquer dizer “fazer”… O que faz um poema? A poesia nos faz, nos cria e recria, verdadeiros, livres e belos. Deus precisava mesmo da poesia, dos poetas, para nos dizer de forma tão delicada o quanto nos ama e o quanto ama a nossa natureza humana, com tudo o que a constitui. Nenhum outro gênero literário poderia ter feito isso de forma tão convincente falando diretamente ao coração. 

“Quão doces são suas palavras ao meu paladar! São mais doces que o mel na minha boca” (Salmo 119,103). 

* A autora é Monja Beneditina, na Itália. Seguindo uma tradição de algumas ordens contemplativas, ela pede que seus textos sejam publicados sem seu nome, em sinal de sua humildade e postura de silêncio. 

As opiniões expressas na seção “Opinião” são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, os posicionamentos editorais do jornal O SÃO PAULO

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários