Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Por que Santa Terezinha é chamada a ‘Santa das Rosas’? 

Esta é a pergunta da Sandra Maria Rodrigues, do bairro da Bela Vista. Minha querida irmã, Santa Terezinha era filha de uma casal realmente cristão, o relojoeiro Luiz Martin e a artesã Zélia Guérin, que também foram canonizados pela Igreja há 10 anos, em outubro de 2015. 

Santa Terezinha nasceu em 1873. Aos 14 anos de idade, em 1887, ela entrou para o Carmelo. Nove anos depois, morreu, deixando neste mundo um rastro de luz. Ela viveu a certeza de que todos os batizados são chamados a ser santos.

Ela estava convencida de que todos os homens e mulheres deste mundo têm o direito de conhecer, ser amado, amar e testemunhar Jesus.Fechada no Carmelo, ela viajou pelo mundo por meio de suas cartas, levando aos missionários o seu carinho, o seu apoio em forma de prece.  A Igreja, com justiça, fez dela a padroeira das Missões.

Nossa santinha desenvolveu e trilhou um caminho de santidade baseado na infância espiritual. Como crianças, devemos crescer em idade, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens; como o Menino Jesus. Como crianças totalmente dependentes do pai e da mãe, devemos nos abandonar nas mãos de Deus.

A pedido de sua superiora, ela registrou suas experiências de comunhão com Deus num livro magnífico que encanta a todos que o leem, chamado “História de uma alma”.

A Igreja reconheceu a santidade de vida desta menina bonita e simples, como as meninas de nossas famílias e comunidades. Mais ainda: a Igreja a declarou doutora da Igreja, como a grande Santa Teresa de Jesus, a reformadora do Carmelo, da qual ela emprestou o nome.

Poucos dias antes de morrer, Santa Terezinha afirmou: “Nunca dei a Deus senão amor e com amor também me há de recompensar. Depois da minha morte, farei cair uma chuva de rosas. Sinto que está chegando a hora de desempenhar a minha missão a de fazer amar a Nosso Senhor como o amo… de dar a conhecer a minha veredazinha às almas. Quero passar o meu céu empenhada em fazer bem na terra”.

Está nestas palavras, portanto, a explicação de por que Santa Terezinha é chamada de “a santa das rosas”. A arte sacra a retrata com rosas nas mãos. As rosas significam as graças que Santa Terezinha consegue de Deus para todas que pedem a sua intercessão, viu Sandra? E está respondida a sua pergunta. Fique com Deus e que Ele abençoe você e sua família.

Deixe um comentário