Por que São João Gualberto é considerado o padroeiro das florestas?

A Cida Brasil, do bairro de Pirituba, diz ter ouvido falar muitas histórias sobre São João Gualberto, inclusive que ele é o padroeiro das florestas. 

Cida, começo contando uma história verídica. Por volta dos anos de 1020 a 1030, um jovem de família muito rica, que gostava de curtir a vida, se viu numa enrascada. O seu único irmão foi assassinado. O pai deste jovem, muito abalado, jurou vingança e exigiu que ele vingasse o irmão. O jovem aceitou na hora a incumbência da vingança. 

Numa Sexta-feira Santa, andando por uma estrada, o jovem viu que vinha ao seu encontro o assassino. Não teve dúvidas. De espada em punho, correu para o sujeito que havia matado seu irmão para atravessá-lo com a espada. 

No entanto, sabe-se lá por medo ou por não ter uma espada, o assassino caiu de joelhos e pediu em nome de Jesus crucificado que não o matasse. O jovem ficou emocionado com aquele gesto e não vingou o irmão.

Quem foi esse jovem? O seu nome era João Gualberto. Ele se converteu. Mudou totalmente de vida. Entrou para o convento beneditino e foi entre os religiosos um dos mais virtuosos.

Quando o abade daquele convento morreu, os religiosos votaram em João Gualberto para ser o novo abade. Ele não quis, tanto que fugiu para um lugar bem solitário perto de Florença, na Itália. Lá passou a viver na solidão, mas logo dois se juntaram a ele e vieram outros, jovens e velhos, e João Gualberto construiu um convento e uma igreja. Assim nasceu a Ordem dos Beneditinos de Valombrosa. Alguns anos depois, a nova Ordem já tinha 12 conventos e o superior era João Gualberto. Ele morreu em 1073, aos 73 anos de idade.

Agora, Cida, vem o mais bonito na história deste santo homem: no início do século XI, como disse, São João Gualberto fundou o Mosteiro de Valombrosa, que quer dizer “O Vale das Sombras”. Nesse vale, ele e seus discípulos o reflorestaram e construíram escola, biblioteca, igreja…  Cantando, orando e trabalhando como bons discípulos de São Bento, eles transformaram um lugar de fome e miséria em um belo vale arborizado. Por isso, São João Gualberto é considerado o padroeiro das florestas e dos engenheiros e guardas florestais. É por isso, Cida, que se você der um passeio no Horto Florestal, na zona Norte de São Paulo, vai encontrar uma imagem de São João Gualberto. 

É isso, minha irmã, que Deus abençoe você e sua família!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários