Por que se afirma que Jesus é o Filho do Homem?

Esta é a dúvida que me foi enviada pelo Luiz Ângelo, do bairro Belenzinho. Meu irmão, não são as pessoas que falam que Jesus é o Filho do Homem. Ele mesmo assumiu este título, conforme se pode ler em várias passagens do Evangelho. 

Essa expressão “Filho do Homem” em muitas passagens da Bíblia se refere apenas ao ser humano, como vemos nos Salmos 8,51 e em Jo 25,6. O profeta Ezequiel foi chamado por Deus de “Filho do homem”. No livro de Daniel, a expressão se refere a todo o povo de Israel. 

Se levarmos a fundo a expressão, Ele, sendo Filho de Deus, quis ser filho do homem também, igual a nós em tudo, frágil como nós, para, por meio de nossa fraqueza, nos levar a Deus. 

Quando no Credo nós proclamamos Jesus verdadeiro Deus e verdadeiro homem, acentuamos ao mesmo tempo a divindade e a humanidade de Cristo, características inseparáveis. Não há um Jesus homem e um Jesus Deus. Em uma só pessoa estão presentes a humanidade e a divindade do Senhor. 

Estamos diante de um mistério de amor, Luiz Ângelo, que pode se exprimir da seguinte maneira: somos filhos de Deus no seu Filho único, Jesus, que sendo divino se humanizou para que o homem se divinizasse. Portanto, façamos uma linda experiência de fé, acolhendo Jesus, o Filho do Homem, como nosso Mestre e Senhor. 

Deixe um comentário