Quais as diferenças nos títulos que a Igreja atribuiu aos clérigos?

Meu amigo Wilson da Silva, de Pirituba, me pede que eu faça um verdadeiro dicionário; afinal, ele quer saber a diferença entre os títulos de sacerdote, vigário, frade, monge, bispo e cardeal. “E quanto aos capuchinhos? Ainda existem?”, também pergunta.

Vamos lá, Wilson! Sacerdote é um dos ministérios do padre; assim, todo padre participa do tríplice ministério de Jesus, que foi sacerdote, mestre e pastor. 

Como sacerdote, o padre santifica seus irmãos, levando Deus a eles e os levando a Deus. O padre é sacerdote quando se faz ponte pela qual Deus chega a seus irmãos e seus irmãos chegam a Deus.

Vigário é aquele que age na pessoa de alguém. Vem da palavra vice-agere, ou seja, “fazer as vezes de”. O vigário faz as vezes do bispo ou do pároco em uma diocese ou paróquia. Por exemplo: o vigário-geral é aquele padre que faz as vezes do bispo quanto este está ausente. O vigário numa paróquia é aquele que faz as vezes do bispo ou do pároco diante de uma pequena parcela do povo de Deus.

Frade é o título de um membro de uma ordem religiosa, como os capuchinhos, os beneditinos, os dominicanos etc. A palavra frade tem o mesmo significado da palavra frei, ou seja, frade ou frei querem dizer “irmão”.

Monge é aquele homem consagrado a Deus que vive em um mosteiro, ou monastério, como se diz em latim. A palavra vem do latim monacus, que quer dizer “solitário”. O monge deixa tudo para viver totalmente só em comunhão com Deus. 
A palavra bispo tem origem grega e significa “supervisor, alguém que está sempre vigilante”. Os bispos são os sucessores dos apóstolos.

Por fim, a palavra cardeal significa “a dobradiça de uma porta”. O cardeal na Igreja é aquele em torno do qual giram a vida e a administração da Igreja.

Para terminar, a palavra capuchinho significa “alguém que carrega um capuz”. É um religioso da ordem franciscana reformada em 1529, para retomar o rigor da regra deixada por São Francisco. Os capuchinhos são reconhecidos pela barba longa e pelo capucho que carregam no hábito e com o qual cobrem a cabeça. Pronto, Wilson. Cada palavra renderia o capítulo de um livro. Resumi para você ter uma ideia geral. Agora, aprofunde cada uma delas, está bem? E fique com Deus!

guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Murilo
Murilo
1 ano atrás

Muito instrutivo, Obrigado

Flavio
Flavio
1 ano atrás

Excelente! Tenho certeza que são poucas pessoas que sabem sobre esse aspecto hierárquico!!! Parabéns e obrigado!

Sampaio Angolano
Sampaio Angolano
1 ano atrás

Como se procede nas madres?

Luis Cláudio Paltrinieri de faria
Luis Cláudio Paltrinieri de faria
1 ano atrás

Parabéns! Abalou Bangu.