A Dalva, da Vila Gustavo, me escreveu dizendo ter visto uma imagem de Santa Faustina no Mosteiro da Luz e que gostaria de conhecê-la melhor. Minha irmã, em outros anos já falei sobre a Santa e da relação dela com o Terço da Divina Misericórdia.
A Santa Faustina que eu conheço é aquela religiosa polonesa que fez do anúncio da misericórdia de Deus uma missão exclusiva de sua vida. Ela nasceu em Glogowiec, na Polônia, em 25 de agosto de 1905, e sua família era profundamente religiosa. Faustina desde criança sonhou consagrar-se a Deus e trilhar o caminho da santidade.
Com 16 anos, foi trabalhar como doméstica em uma casa de família. Ela só conseguiu entrar para um convento em 1925, quando ingressou na congregação das Irmãs da Bem-Aventurada Maria da Misericórdia, que se dedica à educação da juventude e à assistência de mulheres necessitadas de renovação espiritual.
Faustina passou por diversas casas de sua congregação nas quais exerceu humildemente as funções de cozinheira, jardineira e porteira. Sua vida espiritual era intensa. Em 1934, Jesus a escolheu para ser apóstola de sua misericórdia. Ela aceitou e ofereceu-se a Deus pelos pecadores, por aqueles que perderam a esperança na misericórdia divina. Faustina criou o Terço da Divina Misericórdia, a partir das iluminações que teve na década de 1930, com o propósito de que os fiéis fortaleçam a confiança na misericórdia de Deus. A religiosa morreu em 5 de outubro de 1938, consumida pela tuberculose, em Cracóvia. Foi beatificada em 18 de abril de 1993, e canonizada em 30 de abril de 2000.
Fique com Deus, Dalva. Que Ele abençoe você, pela intercessão de Santa Faustina.