Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Qual o significado dos 153 peixes no Evangelho segundo João? 

A Elvira Fernandes, de Pirituba, me enviou esta interessante pergunta: “Padre Cido, no Evangelho segundo João (21,11), há o relato de que alguns apóstolos de Jesus pescaram 153 peixes. Essa quantidade tem algum significado?”. 

Sim, minha irmã, há algumas explicações para este número de peixes pescados. Vou passar a você duas. A primeira sugere que 153 peixes era o número de todas as espécies de peixes conhecidas naquele tempo. Portanto, dá a ideia de universalidade. Jesus quis que os pescadores de peixe fossem pescadores de homens e a salvação Dele era para todos os homens, para toda a humanidade. 

A segunda explicação é muito interessante e foi dada por Santo Agostinho. Diz ele que o que deve nos guiar neste mundo, o que deve guiar a humanidade salva por Jesus Cristo, são os dez mandamentos e os sete dons do Espírito Santo. Dez mandamentos mais sete dons é igual a 17. Então, Santo Agostinho fez a seguinte soma: 1+2+3+4…+16+17, e chegou ao resultado de 153, exatamente a quantidade de peixes pescados. Faça você também o cálculo, é impressionante! 

Elvira, o mais importante, porém, é ter em consideração que a pesca milagrosa aconteceu pela obediência dos apóstolos a Jesus, que lhes mandou jogar a rede do lado direito da barca. Portanto, não desanimemos quando a vida parecer difícil e a pesca sem frutos. Jogue a rede e deixe o resto com Jesus! 

Deixe um comentário