Quem consome bebida alcoólica pode comungar?

O autor da pergunta preferiu não se identificar, mas está com a seguinte dúvida: “Se a pessoa bebe, ela pode receber a hóstia consagrada?”.

Meu irmão, sua pergunta é interessante e pode ser entendida de várias maneiras. Vamos lá!

  1. Uma pessoa que bebe pode comungar? Se ela bebe socialmente e não é alcoólatra, claro que ela pode comungar. Não podemos nos esquecer de que na última ceia foi servido vinho. Se não, como poderia Jesus ter tornado o vinho seu sangue?
  2. O alcoólatra pode comungar? Eu penso que se ele não faz esforço algum para viver com sobriedade, ele não vai poder comungar, particularmente se ele estiver fazendo sofrer pai, mãe, esposa e filhos. Que peça a Deus e se esforce por sua libertação.
  3. Após a comunhão pode beber? Sim, desde que haja um tempo entre a recepção do Corpo e Sangue de Jesus e a ocasião na qual serão servidas bebidas alcoólicas.

Vale a pena e é sinal de respeito discernir e deixar o coração decidir se vai beber ou não. E vale lembrar que o vinho provém da uva. Oferecê-lo com respeito e amor aos entes queridos, com o cuida- do para não se tornar um vício, é o caminho que todos devem seguir.

1 comentário em “Quem consome bebida alcoólica pode comungar?”

Deixe um comentário