Realismo, magnanimidade e o Brasil

O exercício responsável da cidadania exige realismo. Chamado a ser sal e luz do mundo, o cristão tem o dever de não ignorar os problemas da nossa sociedade, muito especialmente aquelas injustiças que passam despercebidas – que se tornaram invisíveis – aos olhos da mentalidade contemporânea dominante, marcada pelo materialismo e pelo hedonismo. Na sociedade contemporânea, há muito o que mudar, retificar, aperfeiçoar e transformar. 

Mas o realismo – essa compreensão profunda e serena da realidade, resultado não apenas da verificação empírica, mas também da reflexão, do diálogo, do estudo e da oração – conduz a reconhecer o muito que se fez até aqui. Em concreto, muitas coisas boas foram feitas no Brasil. Ao longo da história do nosso País, houve muito serviço abnegado por parte de muitas pessoas de boa vontade. E esse serviço, do qual participou ativamente a Igreja desde o século XVI, produziu muitos frutos, presentes até hoje. 

Em primeiro lugar, mencionam-se duas áreas em que a atuação dos católicos – padres, religiosos e religiosas de diversas ordens e muitos leigos – teve especial protagonismo: a saúde e a educação. Espalhados por todo o País, existem hospitais, casas de saúde, casas de repouso, creches, escolas técnicas, colégios, universidades e muitas outras instituições de saúde e ensino que foram criados e/ou são mantidos pela atuação da Igreja e de seus fiéis. 

Também se nota a presença especial da atuação dos católicos em tudo o que se refere ao Direito brasileiro. Hoje, constata-se uma intensa disputa no Legislativo e no Judiciário por temas com especial conexão com a vida, a família e a educação. Sem dúvida, existe um grande trabalho de aprimoramento da legislação a ser feito. De toda forma, parcela importante desse cuidado por uma proteção mais efetiva da dignidade da pessoa humana consiste em evitar retrocessos. Ou seja, já estão vigentes muitas regulações legislativas justas e adequadas, que foram fruto não do acaso, mas do trabalho perseverante e abnegado de muitos católicos em temas de especial interesse público. Por exemplo, as disposições constitucionais sobre a família e o direito à educação, bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, expressam importantes princípios da Doutrina Social da Igreja. Também é possível ver o influxo cristão nos programas sociais com foco na família, na infância e na terceira idade. Não são casos isolados. Em muitas frentes da atuação estatal, verifica-se a presença vivificadora da proposta cristã sobre a vida e as relações sociais. 

O reconhecimento do muito que se fez até aqui é importante para que todo esse bom trabalho, presente em tantas áreas, seja preservado. Seria um grande equívoco, um manifesto desconhecimento da realidade, pensar que tudo o que está vigente hoje teria sido contaminado ou distorcido por ideologias materialistas e reducionistas. 

Além de colaborar na preservação do trabalho dos que nos precederam, o reconhecimento dos resultados obtidos até aqui é fundamental para a magnanimidade em relação aos planos futuros. O influxo cristão na sociedade não é uma meta utópica: já é realidade em muitas leis, em muitas instituições, em muitas das atuações do poder público, em incontáveis vidas que se dedicam silenciosamente a servir – a ser sal e luz do mundo. Acreditar na transformação profunda da sociedade não é uma aposta ingênua ou uma atitude irracional: é expressão das virtudes teologais (fé, esperança e caridade) e, também, é fruto do próprio conhecimento do passado e do presente. 

A sociedade brasileira tem muitos aspectos negativos, que desafiam nossa esperança e demandam nossa fé e nosso trabalho. Mas ela, desde já, contém e manifesta uma enorme variedade de bons frutos. Não construímos a partir do zero. Podemos e devemos sonhar alto, propor metas magnânimas, porque Deus está conosco e porque nossos irmãos – tantas mulheres e tantos homens de boa vontade – trabalharam e continuam a trabalhar, com silenciosa eficácia, pelo bem de todos: pelo cuidado de todos, pelo cuidado de cada uma e de cada um. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários