Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Rezar o Terço pedindo pela paz

Na Audiência Geral do dia 1º, o Papa Leão XIV convidou-nos a rezar o Terço, pedindo pela paz neste mês de outubro, particularmente dedicado ao Rosário: “Queridos peregrinos de língua portuguesa, sejam bem-vindos. Durante este mês de outubro, rezando o Terço, vamos nos aproximar ainda mais de Nossa Senhora. Ela nos leva sempre ao seu Filho, Jesus, que nos dá de novo o seu Espírito e nos recria, fazendo de nós missionários de paz e misericórdia. O Senhor os abençoe!” Na mesma ocasião, em mensagem dirigida a outros grupos linguísticos, o Papa voltou a reforçar o convite a rezar o Rosário pela paz no mundo. 

O mês de outubro, como sabemos, é o mês do Rosário. Celebramos no dia 7 a festa de Nossa Senhora do Rosário e, no dia 12, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. Os mistérios do Rosário, divididos em quatro grupos, percorrem os grandes momentos da História da Redenção: o anúncio e o Nascimento de Jesus, os episódios da vida pública, a Paixão, Morte e Ressurreição, além de Pentecostes, Assunção e Coroação de Maria Santíssima. Os quatro grupos de mistérios se escalonam ao longo da semana e assim se convertem em uma espécie de compêndio da vida de Jesus. Ao meditar esses mistérios, somos convidados a contemplar a vida de Jesus com o olhar de Maria Santíssima. 

São João Paulo II, em julho de 1980, na sua visita a Aparecida, dizia: “E vós, devotos de Nossa Senhora e romeiros de Aparecida… conservai zelosamente este terno e confiante amor à Virgem, que vos caracteriza… Sede fiéis àqueles exercícios de piedade mariana tradicionais na Igreja: a oração do Angelus, o mês de Maria, e de maneira especial, o Rosário…” Já o Papa Bento XVI rezou o Terço em Aparecida, em maio de 2007, e nos animou a permanecermos na escola de Maria: “Inspirai-vos nos seus ensinamentos, procurai acolher e guardar dentro do coração as luzes que Ela, por mandato divino, vos envia lá do alto.” Anos antes, o então Cardeal Ratzinger, em seu livro “Deus e o mundo” escrevera: “Para encontrar a paz, eu recomendaria o Rosário. É uma oração que, além do seu significado espiritual, exerce uma influência tranquilizadora da alma. Nele, ao ater-se às mesmas palavras, a gente se liberta de pensamentos que atormentam.” 

Em 2013, o Papa Francisco veio rezar em Aparecida antes da JMJ do Rio de Janeiro e terminou a homilia dizendo: “Queridos amigos, viemos bater à porta da casa de Maria. Ela abriu-nos, fez-nos entrar e nos aponta o seu Filho. Agora, Ela nos pede: ‘Fazei o que Ele vos disser’ (Jo 2,5). Sim, Mãe, nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser! E o faremos com esperança, confiantes nas surpresas de Deus e cheios de alegria”. 

O Terço foi tradicionalmente proposto pelos papas como oração pela paz, para superar a inimizade que separa os povos em lugares em que há sérios conflitos. Durante este mês, podemos invocar a Jesus, por intermédio de Maria, o dom da paz para essas nações nas quais há milhares de refugiados, populações que vivem em meio a guerras e guerrilhas ao redor do mundo. 

Deixe um comentário