Se batizada em uma igreja evangélica, a pessoa precisa receber o Batismo ao se tornar católica?

A Dora, de Guarulhos (SP), está com a seguinte dúvida: “O batizado em igreja evangélica é válido perante as leis de Deus ou é preciso ser batizado na Católica?”. 

Dora, boa pergunta a sua. Para respondê-la, temos que lembrar o que Jesus deixou antes de voltar para o Pai. Jesus disse: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Então, minha irmã, toda pessoa que for batizada com estas palavras, é batizada, não importando a Igreja a que pertença. 

Nos casos de conversão de uma Igreja cristã não católica, é preciso saber quais as palavras que a Igreja não católica usa na celebração do Batismo. Se forem as palavras que Jesus disse, não há porque batizar de novo. Basta que a pessoa faça uma profissão de fé católica e pronto. Vai viver como católico, membro da Igreja, discípulo de Jesus. 

Existem igrejas evangélicas que batizam, por exemplo, “em nome de Jesus”. Este Batismo não é válido, e na conversão de uma pessoa batizada assim o batizado deve ser refeito. 

É uma pena que nas mudanças de uma pessoa da nossa Igreja Católica para uma igreja evangélica, essa Igreja não aceite o Batismo da nossa, com o argumento de que o Batismo católico não é válido. Isso, a meu ver, é um pecado, porque se nega que Deus possa fazer seu filho uma criança. Falta religião nesse procedimento. 

Guarde no seu coração, Dora: há uma só fé, um só Batismo, um só Senhor, Jesus Cristo, nosso Salvador. 

A nossa Igreja Católica Apostólica Romana tem uma lista das Igrejas Evangélicas que usam a fórmula trinitária querida por Jesus. Mas não basta ter sido batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É preciso aprofundar e conhecer as verdades de nossa fé. O irmão que vem de outra Igreja precisa ser iniciado nas verdades da fé católica. 

2 comentários em “Se batizada em uma igreja evangélica, a pessoa precisa receber o Batismo ao se tornar católica?”

  1. Nasci e cresci na igreja católica,e fui batizada e crismada ainda bebê, hoje sou adulta me converti a evangélica e fui batizada na igreja evangélica,e aprendi que temos que ser batizada como Jesus.. depois de grande é que temos a decisão de escolher e ser batizado.

    Responder

Deixe um comentário