‘Se Deus olha as nossas necessidades, por que precisamos rezar para pedir as coisas?’

Eis a pergunta do Adriano Santos. Meu irmão, há um prefácio de missa em que se canta e se reza assim: “Ainda que nossos louvores não vos sejam necessários porque nada acrescentem à vossa glória, eles nos aproximam de vós”.

Podemos dizer a mesma coisa em relação às nossas orações de súplica. “Ainda que elas não sejam necessárias porque vós, Senhor, nos conheceis e estais atento às nossas necessidades, elas nos aproximam de vós, elas nos lembram sempre de que, sem vós, nada somos, eles criam entre nós e vós uma intimidade que nos anima, nos aquece, nos enriquece, nos santifica.”

É claro que Deus cuida de nós. É claro que Ele está atento às nossas necessidades. O próprio Jesus nos garantiu: “Olhai os lírios do campo, como eles são lindos. Nem Salomão com todo o esplendor do seu reino se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a flor do campo que hoje está viçosa e amanhã está seca e morta, como deixará de cuidar de vocês?” Também é confortador ouvir Jesus dizendo: “Não cai um pardal do telhado sem que Deus não saiba. E vocês valem muito mais do que os pardais. Até os fios de cabelos de vocês estão contados.”

Como já disse, porém, orar é conversar com Deus, é perceber nossa fragilidade, é manter-se na intimidade deste Deus que é só amor, é só carinho, é só ternura por nós.

Por tudo isso, a oração é muito importante. Jesus é um mestre em oração. Na oração, Ele louva o Pai porque ouve suas preces, porque revela seus segredos aos pequeninos. Na oração, Ele grita por socorro – “Pai, afasta de mim este cálice” –, mas se entrega nas mãos de Deus – “Faça-se a tua vontade e não a minha”. Na oração, ele reclama: “Por que me abandonaste?”. Jesus passa a noite em oração, e nos momentos decisivos de sua missão Ele ora no deserto, passa a noite em oração. Jesus ora baixinho para si mesmo, ora alto diante de todos. E nos ensina a orar e a dizer: “Pai nosso que estás nos céus…”.

Vamos ser homens e mulheres de oração, porque pela oração nós, seres humanos, nos divinizamos, transformamos a nossa vida, a vida dos outros e o mundo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários