‘Se me amais, guardareis os meus mandamentos’

‘Amar’ significa pensar, servir, compreender e rezar por alguém. Se quiséssemos bem a uma pessoa, mas não lhe fizéssemos alguma obra corporal ou espiritual, ainda que uma simples oração, o nosso amor seria incompleto. São Josemaría dizia que “obras é que são amores, não boas palavras”. O mesmo vale com relação ao Senhor! Se nada ou pouco muda em nós por causa de Deus, é sinal que nos falta amor a Ele! Quando amamos, mudamos hábitos, opiniões, planos e gostos.

Na conversão em Damasco, a primeira palavra de São Paulo ao saber que estava diante de Jesus foi: “Senhor, o que queres que eu faça?” (At 9,6, Vulgata). A porta de entrada do amor é querer “fazer algo” a quem se ama! Assim como Nossa Senhora nas bodas; ou Marta, servindo o Mestre; ou Jesus, lavando os pés aos discípulos… Quem ama une a própria vontade à vontade do outro. Duas pessoas que se amam, sejam dois recém-casados, pai e filho, dois irmãos ou mesmo dois amigos, têm em comum o fato de que, em questões importantes da vida, olham numa mesma direção, com o mesmo querer.

Isso não é diferente no que se refere ao amor a Deus. O caminho da santificação consiste em, cada dia mais, querer o que Deus quer! Temos que aprender a ver como com os seus olhos, para amar o que Ele ama e aderir à sua vontade! Este é o sinal claro de que o amamos! Jesus nos deu o exemplo de amor ao Pai eterno quando, em grande agonia, rezou: “Pai, não seja feita a minha vontade, mas a tua” (Lc 22,42). Por isso, Ele afirma: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14,15). Se amamos a Deus, obedecemos-lhe como a um Pai!

A adesão à vontade de Deus, contudo, contém diferenças importantes em relação aos amores somente humanos. Em primeiro lugar, porque o que Ele quer para nós é sempre o melhor. O Senhor jamais pede algo que seja mau, abusivo ou despropositado; sua vontade é a única que pode nos realizar plenamente. Além disso, Cristo promete que quem obedece a seus mandamentos recebe “o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber” (Jo 14,17). Então, passa a haver um “círculo virtuoso”. Obedecendo aos mandamentos, o Espírito Santo nos é dado. Comunicando-nos sua graça santificante, conhecimento e uma maior capacidade de amar, Ele nos predispõe a obedecer melhor ao Senhor. E como resultado, segundo Jesus: “Quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14, 21). Cristo se dá a conhecer a quem lhe obedece.

Há pessoas que têm dificuldade de compreender a fé, a doutrina moral ou os sacramentos. Talvez o que lhes falte – além de pedir a Deus o dom da fé – seja começar a obedecer aos mandamentos no dia a dia. Com essa boa disposição – acompanhada de uma Confissão sincera – virá o Espírito da Verdade. E, com Ele, virá a aceitação, a compreensão e até mesmo o deslumbramento com as realidades sobrenaturais. Isso é obra do Espírito Santo! Então, o coração se lança naturalmente a Deus: “Senhor, o que queres que eu faça?”!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários