Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Um casamento celebrado fora da igreja tem validade?

A Samanta Ribeiro, de Taboão da Serra (SP), me escreve perguntando: “Um padre pode celebrar um casamento fora da igreja, fora do templo? Tem validade?”. 

Sim, minha irmã: um padre pode assistir a celebração de casamentos fora da igreja. Entretanto, a nossa Igreja tem alguns critérios que merecem atenção. 

Imagine que por uma questão de mobilidade do noivo ou da noiva, como uma enfermidade ou paralisia, o padre precise ir à casa de um dos noivos para assistir o casamento. A celebração será válida. 

O grande problema nos casamentos fora de uma igreja é o desrespeito à sacralidade do sacramento. Eu sempre me pergunto: por que trocar o ambiente sagrado de um templo por uma chácara? Também alerto para o que a “indústria do matrimônio” fez com o casamento. Alguns buffets, diante da recusa da Igreja em celebrar em suas dependências, até colocam outras pessoas se passando por padres para celebrar os casamentos. 

Que os noivos verdadeiramente cristãos fiquem sempre atentos e busquem informações corretas nas paróquias que frequentam ou próximas de suas casas. O mais correto, sempre, Samanta, é celebrar o casamento na igreja e, depois, fazer a festa em outro local. 

Deixe um comentário