A pergunta acima foi feita pela Leila, da Brasilândia. Minha irmã, nem seria preciso dizer que aquelas crianças são santas, não é mesmo? Por vários motivos. Primeiro, porque eram inocentes. Segundo, porque Jesus tem um carinho muito grande pelas crianças. Terceiro, porque elas foram as primeiras a serem sacrificadas por causa de Jesus.
Se Santo Estevão, celebrado em 26 de dezembro, é o primeiro mártir adulto a confessar publicamente Jesus, aquelas crianças de Belém foram as primeiras a morrerem inocentemente por causa do mesmo Jesus. Receberam o batismo de sangue e hoje estão nos céus velando por todos os inocentes que morrem neste mundo.
Foi por ódio a Cristo que aquelas crianças morreram. Basta a gente lembrar em que circunstâncias aconteceu o martírio delas. Os magos do Oriente seguem uma estrela. Sabendo que uma estrela brilharia no céu quando nascesse o salvador, quando chegaram a Jerusalém logicamente foram logo ao palácio real. Herodes ficou desconcertado e pensou logo que iria perder o trono. O que fez? Mandou os magos continuarem a busca e pediu que voltassem a ele para indicar onde estava o menino recém-nascido para que ele também – vejam que miserável – pudesse adorá-lo.
Os magos encontraram Jesus e, avisados em sonho, não voltaram a Herodes. Este ficou louco e mandou matar todos os meninos de Belém com menos de 1ano de idade. Foi uma cena cruel e dolorosa para os inocentes e para as mães.
Repito a você, Leila, o que o poeta cristão chamado Fulgêncio escreveu sobre os santos inocentes. Dizia ele: “Na aurora de vossa existência, fostes arrancados e pelo perseguidor de Cristo, como um furacão corta as rosas em botão. Vós fostes as primeiras vítimas do Cordeiro Imolado, terno rebanho vitimado. Sobre o mesmo alta, recebestes a coroa do martírio.”
Sabe, Leila, toda vez que eu vejo crianças perdidas e abandonadas em nossas ruas, eu logo concluo que Herodes ainda não morreu?
Que os santos inocentes dos tempos do Natal ajudem os inocentes de hoje, vítimas da miséria, da fome, do abandono!
Obrigado pelo seu carinho, Leila. Fique com Deus. Que Ele abençoe você e sua família.