Como são escolhidas as pessoas para Ministro Extraordinário da Eucaristia?

Essa pergunta foi enviada pelo Nilso Nepomuceno, da Vila Mariana. Ser Ministro da Eucaristia ou Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, Nilso, é um serviço confiado a homens e mulheres leigos. Eles prestam essa colaboração, em nossas comunidades, ajudando quando há uma quantidade muito grande de comunhões a serem distribuídas. Também levam Jesus sacramentado aos idosos e enfermos que estão em casa ou nos hospitais.

Na Arquidiocese de São Paulo, cada comunidade se reúne com seu pároco e decide quem possui condições para este ministério. Os critérios são a vida pessoal, familiar e cristã do candidato, seu compromisso com Cristo e com os irmãos na fé. E é bom que o tempo de ministério não passe de dois ou três anos, no máximo, para que outros tenham a oportunidade de servir à comunidade. É bom que eles também passem por um tempo de preparação, aprofundando a doutrina sobre o Santíssimo Sacramento. Não basta ser chamado: é preciso ser qualificado, e iniciar o serviço com uma linda celebração.

É claro, nem precisava dizer isso, mas eu digo: é preciso que os ministros tratem bem o povo de Deus, não se sintam empoderados e “os tais” diante da comunidade. Não há coisa mais triste e menos cristã do que humilhar publicamente um irmão ou irmã na fé.

Como você vê, meu irmão, os critérios e orientações são muitos. Em nossa Igreja em São Paulo, há um encontro solene dos ministros, no qual eles recebem o mandato ou o envio solene do arcebispo ou do bispo de cada região episcopal.

Eu concluo lembrando que o Ministro Extraordinário da Eucaristia deve colocar muito amor e respeito no exercício de seu ministério. Nunca se esqueça de que está distribuindo Jesus, o Pão da Vida, aos irmãos. Que eles comunguem o Cristo de suas mãos e vejam o Cristo presente em suas palavras, gestos e atitudes. Espero ter respondido à sua pergunta. Fique com Deus!

guest
24 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Soraia
Soraia
1 ano atrás

Na minha paróquia uma ministra em chamou de eu queria ser ministra eu respondi sim .Ela em falou que ia falar com o padre da minha igreja mais depois ela falou que não em aceitaram em consideva velha pra ser ministra porque eu tenho 66anos pra ser ministra da eucaristia.

Maria das Dores Silva
Maria das Dores Silva
11 meses atrás

Estou separada do meu matrimônio,de corpos, não tenho mais interesse em sexo, mais cuido dele normal,me decepcionei muito com algumas coisas que ele me fez.Fui convidada posso ser ministra da Eucaristia??

Célia Maria cardoso
Célia Maria cardoso
10 meses atrás

Fiz inscrição para curso de ministro da eucaristia não me chamaram por eu ser separada mais sou viúva e não separada febo meu sonho ser ministro da eucaristia engraçado que conheço pessoas na miy comunidade que é ministro e é separada

Flávia
Flávia
9 meses atrás

Boa tarde!sou casada dia 10 de outubro de 2023 vamos fazer 22 anos de casados pela honra e glória do senhor 🙌🙏no dia 18/09/2023,eu e meu esposo recebemos o convite de sermos ministro da Eucaristia, fiquei surpresa com o convite.a moça nos disse que não precisarmos dar a resposta naquele momento,que podíamos pensar.estou pedindo a Deus sabedoria e entendimento,iremos aceitar esse chamado de Deus

Wilson Vieira da Silva
Wilson Vieira da Silva
9 meses atrás

Uma pessoa que fez vasectomia pode ser ministério da sagrada comunhão eucaristia

Arsama
Arsama
9 meses atrás

Gostaria de ser ministra da eucaristia! Sou católica, faço parte da pastoral da liturgia na minha paróquia! Sempre estou nas missas de domingos e festas! Tento manter minha confissão em dia! Eu posso fazer esse pedido ao padre?

Rosangela Palma
Rosangela Palma
1 mês atrás

É necessário ser crismada para fazer o curso de ministra da eucaristia?

Francisco savio lins de sales
Francisco savio lins de sales
1 mês atrás

Ser ministro da Eucaristia é um chamado de DEUS. e um privilégio poder tocar no corpo de Cristo.