O Eliosmar Torres, aqui de São Paulo, me escreveu contando que um pastor luterano o convidou a assistir a um culto em sua igreja, e lhe disse, ainda, que a Igreja Católica e a Luterana são irmãs, e que, portanto, o padre permitiria. “Pedi ao sacerdote e ele realmente me autorizou. Mas ainda estou confuso. Devo ir ou não?”, pergunta.
Eliosmar, meu irmão. Não me faltam perguntas referentes à participação dos católicos em cultos de outras igrejas. Afinal de contas, o fenômeno do trânsito religioso tem levado muitos católicos a deixarem sua comunidade e ir para estas igrejas que afirmam quebrar todos os galhos da vida em nome de Jesus, o que, diga-se de passagem, não é o caso da Igreja Luterana.
Meu irmão, não é nem pode ser pecado orar em outras igrejas, particularmente quando se trata de uma igreja tão respeitosa de nossa fé católica como é a Igreja Luterana. Então, tudo bem, quanto à questão que você coloca: ir a um culto luterano a convite do pastor.
A Igreja Luterana é uma das igrejas que participa do movimento ecumênico, este movimento que nos coloca a nós cristãos de diferentes denominações em oração. O ecumenismo tem como objetivo que um dia cheguemos todos pela oração e pelo estudo, pelo diálogo respeitoso e profundo a uma só fé e a um só Batismo, sendo, assim, um só rebanho e um só pastor, como é o sonho de Jesus.
O que você precisa tomar bastante cuidado, entretanto, é de não fazer disto um hábito, passando a relativizar as coisas, entendendo que tanto faz estar lá ou estar aqui. Não podemos perder a nossa identidade católica, tomando um suco de experiências religiosas, afirmando que todas as religiões são boas e iguais. Cada Igreja cristã tem suas riquezas. O ecumenismo fez com que nós cristãos deixássemos de lado o que nos divide para valorizar o que nos une. O ecumenismo pode favorecer o diálogo sobre as verdades que cremos. O verdadeiro espírito ecumênico exige, porém, respeito pela nossa fé e respeito pela fé do outro.
Só acho curioso, porém, que nós, católicos, aceitemos o convite para ir a todas as Igrejas e não convidemos os irmãos de outras Igrejas para ir à nossa. Há pastores e fiéis de outras Igrejas que gentilmente nos convidam para ir às suas Igrejas e não admitem e nos viram as costas quando os convidamos para ir à nossa Igreja. Pense nisso tudo, meu irmão!