Logo do Jornal O São Paulo

Existe um dia e um jeito certo para desmontar o presépio?

A Roberta Guimarães, de Cotia (SP), me escreve com uma dúvida que certamente é comum a muitas outras pessoas: “Padre Cido, ouvi dizer que o presépio não pode ser desmontado de qualquer jeito, que as imagens têm um significado sagrado. Gostaria de saber se isso é verdade. Existe algum modo certo de desmontar o presépio?”.

Roberta, o presépio é uma cena bíblica representada com imagens. Quem teve a ideia de construir o primeiro presépio, como você sabe, foi São Francisco de Assis. Aliás, foi uma bela ideia! Eu até acho que dos símbolos de Natal que os homens inventaram, o presépio é mais perfeito, porque nele podemos ver todos as personagens que participaram do primeiro Natal: José, Maria, Jesus, os pastores, o estábulo, os rebanhos de ovelhas e carneiros… Depois, vemos também os magos do Oriente levando seus presentes.

Sabe, Roberta, eu fico pensando na sabedoria de São Francisco. Para o povo simples da cidade de Assis, gente que não sabia ler e, portanto, não podia saborear a narração do nascimento de Jesus diretamente na Bíblia, ele montou o presépio. Aliás, é bom sempre lembrarmos que as pinturas nas Igrejas antigas não eram apenas para enfeitar as paredes: eram uma forma de transmitir o Evangelho por meio de imagens. O que a Igreja faz hoje, no mundo moderno, evangelizando com vídeos, com filmes, com os modernos meios de comunicação, no passado ela fazia com as esculturas, com as pinturas, com o teatro.

Roberta, eu não sei como cada família montou seu presépio. Com certeza, muitas chegaram a fazer até uma pequena celebração com os filhos, colocando cada imagem no seu lugar. Isso é lindo e essas famílias devolveram o Natal ao Menino Jesus. Afinal de contas, o Natal é de Jesus e não do Papai Noel, não é mesmo?

E para desmontar o presépio? Eu penso que não existe nenhum jeito especial, nem data, nem hora. Eu penso que assim que se celebrou o Dia de Reis, já é hora de desmontar o presépio. Ele é desmontado e as imagens guardadas com carinho para que no próximo ano se possa utilizá-las novamente.

Feliz Natal e excelente Ano Novo, Roberta! Que Jesus abençoe você e sua família.

Deixe um comentário