O José, que mora na Vila Madalena, escreveu-me com a seguinte dúvida: “Qual o lugar correto da instalação do sacrário dentro de uma igreja?”.
José, você já deve ter visto que o sacrário em algumas igrejas está no presbitério; em outras, numa capela linda dentro da igreja. E os dois lugares estão corretos.
Aproveito sua pergunta para lembrar que aquela lampadazinha acesa junto ao sacrário é um recado muito importante para nós, católicos. Ela diz para todos nós que chegamos à igreja que Jesus ali está verdadeiramente presente no seu corpo, sangue, alma e divindade.
Quando no altar-mor, o sacrário deve ocupar um lugar de honra, deve ser visível, porque se trata de deixar bem claro que ali é um lugar de oração, que Deus está presente.
Quando numa capela apropriada, deve ser em espaço bem ornado, mas com simplicidade, silencioso, para que no sacrário o pão eucarístico, Jesus o Pão da Vida, receba a nossa visita e para dali ser levado aos enfermos, aos idosos e todos os que não têm como ir à igreja.
E todos os fiéis devem ser permanentemente exortados a se colocarem diante do sacrário em oração. Nossas igrejas com seus sacrários devem ser oásis de paz para os que querem por algum tempo fugir ao barulho e contemplar a Deus no silêncio…
É isso aí, meu irmão. Quando visitar Jesus sacramentado, lembre-se de mim.