Por que há pessoas que progridem mesmo sem ter uma vida de fé?

A Aparecida, do bairro do Imirim, enviou-me esta pergunta com um certo tom de indignação: “Por que tem certas pessoas que não passam nem na porta da Igreja e progridem na vida, conseguem tudo o que querem, enquanto outras pessoas que frequentam a Igreja, fazem caridade, vão a missa aos domingos, às vezes não conseguem nem mesmo um emprego? Existe alguma explicação para isso?”

Sabe, Aparecida, pode haver muitas respostas para esta sua pergunta, muitas explicações para esta constatação que você e tantas pessoas fazem. Eu vou me limitar a dar alguns elementos para você refletir colocando outras perguntas:

Da mesma forma que você pergunta por que tanta gente com fé não progride na vida, também não será o caso de se perguntar por que tanta gente progride, tem tudo que sonha, tem bom emprego, mas não é feliz?

E eu vou mais além: por que há tantas pessoas que parecem terem sido esquecidas por Deus, são doentes, moram do jeito que dar, dão ‘murro em ponta de faca’ para honrar com seus compromissos e, no entanto, irradiam, uma felicidade de dar inveja?

Por que, Aparecida, há pessoas que morrem com uma simples gripe, e outras que vivem com câncer?

Julgar Deus pelas vitórias ou pelos fracassos da vida não me parece correto, porque Ele nos criou para sermos felizes, deu-nos todas as riquezas do mundo, mostrou-nos um estilo de vida baseado no amor a Ele e ao próximo para sermos felizes. Por isso, não podemos jogar sobre Deus a responsabilidade pelo mal que há no mundo.

Aparecida, vamos pensar assim: Deus nos criou para sermos felizes. Deus nos deu os caminhos para sermos felizes. Deus não desiste de nós. Deus nos deixou sua Palavra. Então, por que não nos deixarmos guiar por Deus?

Vamos confiar em Deus e tocar a nossa vida, enfrentando o que for preciso. Vamos ouvir quem entende de Cruz, e eu estou falando de Jesus, e segui-Lo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na prosperidade e no infortúnio. E vamos trabalhar, lutar.

Quando nós, que cremos, passando por dificuldades, invejamos os não crentes, imaginando que eles são mais felizes do que nós, significa que nossa fé é interesseira. 

Quando alguém afirma que tem uma fé imensa porque consegue tudo o que quer de Deus, sua fé não é tão grande assim, porque a verdadeira fé não é conseguir que Deus faça tudo que a gente quer. A verdadeira fé consiste em a gente fazer tudo o que Deus quer.

Quando aprendermos a inscrever a vontade de Deus no nosso coração e a fazer dela regra de vida, nós vamos construir um mundo diferente em que não só alguns poucos são felizes, mas todos. Não é à toa que Jesus entre sete pedidos do Pai nosso, colocou aquele que diz: “Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu”. É isso, aí, Aparecida, vamos procurar antes de tudo o Reino de Deus, “e todas as coisas nos serão acrescentadas” (cf. Lc 12,31).

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários