Por que na Bíblia não encontramos os livros apócrifos?

O Pedro Firmino, do bairro do Mandaqui, quer saber por que não encontramos, na Bíblia Sagrada, os livros apócrifos. Boa pergunta, Pedro. Primeiro, vamos entender bem o que são esses livros. A palavra “apócrifo” é grega e quer dizer “oculto”. A partir disso, a gente já começa a entender o que eles são: livros cujos autores ninguém conhece. Há muitos e muitos livros apócrifos. Porque são fantasiosos demais e de fonte desconhecida, eles não foram considerados inspirados por Deus e, por isso mesmo, não constam na Bíblia, que para nós, católicos, contém 73 livros, 47 do Antigo Testamento e 26 do Novo Testamento.

A Igreja Católica considera que esses 73 livros são inspirados por Deus, porque muitos deles foram até citados pelos apóstolos e pelos santos escritores da Igreja.

Entre os livros apócrifos há muitos evangelhos, sabe? Certamente eles foram escritos por pessoas que queriam preencher o vazio deixado pelos quatro evangelistas – Mateus, Marcos, Lucas e João. Por exemplo, a não ser São Lucas e um pouco São Mateus, muito pouco, quase nada, sabemos sobre a infância de Nossa Senhora, sobre a adolescência e juventude de Jesus. Já esses tais evangelhos apócrifos falam a respeito, mas de uma forma tão fantasiosa que não dá para aceitar que são verdadeiros e inspirados por Deus.

Há um livro apócrifo chamado “Evangelho de Tiago”. Nele está registrado o nome dos pais de Nossa Senhora, São Joaquim e Sant´Ana, a apresentação de Maria no templo, a escolha de José para esposo de Maria. O bastão de José teria florescido, fazendo com que os pais de Maria o aceitassem como noivo dela. Há também alguns detalhes sobre o nascimento de Jesus. A data em que foi escrito foi lá pelos anos 200 d.C.

Outro livro apócrifo muito conhecido é chamado “Evangelho de Tomé”. Nele são narrados alguns episódios da infância de Jesus, como sempre muitos fantasiosos. Jesus aparece como um menino prodígio que gosta de fazer milagres, como fazer pombinhos de barros e fazê-los voar.

Mais um outro, chamado “Evangelho Árabe da Infância”, fala dos milagres que aconteciam com o contato com a roupa branca e com a água em que Maria dava banho no menino Jesus. Não dá para acreditar nessas coisas fantasiosas, não é mesmo? 

Há também um livro apócrifo chamado “História de José”, o carpinteiro. Nele se diz que José foi casado, ficou viúvo, teve filhos no primeiro casamento, morreu nos braços de Jesus e de Maria.

Está vendo, Pedro? Pode até ser divertido ler esses textos, mas não devemos dar crédito a eles. Até porque a Igreja, embora os conserve, não os considera de inspiração divina, não os considera Palavra de Deus. 

guest
10 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
VALDENIA
VALDENIA
2 anos atrás

Se você diz.

Margarete Ângelo de Souza
Margarete Ângelo de Souza
1 ano atrás

Depende do que se entende por fantasia né. Na bíblia tem muita coisa que me deixam sem palavras.

Roseane Maria Silva
Roseane Maria Silva
1 ano atrás

Estou lendo os livros apócrifos e acho muito parecido com as histórias que tem na Bíblia, quando na terra Jesus curou muitas pessoas, e essas pessoas deixaram seus testemunhos de geração em geração, pessoas que viram o Cristo Ressucitado tb deixaram seus testemunhos, pessoas que conheceram a infância de Jesus, Maria e José, eles tb deixaram seus testemunhos, soldados romanos tb deixaram testemunhos, pq duvidar das palavras deles? Se escreveram foi pq Deus permitiu, para servir de testemunhos para as gerações futuras, são tão verdadeiros que os manuscritos do Mar Morto só foram descoberto em 1948, depois da volta dos Judeus para o estado recém formado de Israel. é importante ler à Bíblia para ter um conhecimento melhor de Deus e Jesus Cristo. Esses escritos ocultos da Igreja é um testemunho da Misericórdia de Deus com toda a humanidade que continua a negar o filho dele, Senhor Jesus Cristo, ea mãe dele Santa Maria a mãe de toda a humanidade 🙏

Paulo cesar rodrigues filho
Paulo cesar rodrigues filho
1 ano atrás

ocultar a verdade dais pessoas e crime perante Deus nodia do juízo final Deus vai cobrar vão presta contas com Deus

Elisabete de Sousa Alves Lima
Elisabete de Sousa Alves Lima
1 ano atrás

Eu sou Católica e amo minha igreja. Leio a Bíblia e creio em Deus e aceito Jesus Cristo como meu Salvador e Virgem Maria, nossa Senhora como minha mãezinha querida do céu.
Acredito na Bíblica Livro Sagrado Deus. Porém estou encantada com o Evangelho da Virgem Maria, porque estou conhecendo mais detalhes da sua comunhão com Deus, até agora não vi nada que foge dos textos sagrados que nos são permitidos conhecer. Pelo contrário só confirma mais a minha fé e o amor a Deus e a nosso Senhor Jesus Cristo. O Filho do Deus vivo. É Uma perca muito grande para igreja este Evangelho não está na Bíblia. Mas compreendo e respeito as decisões. Mas é evangelho maravilhoso. Muito bom de ouvir, não cheguei ouvir tudo por que é grande, mas tenho fé em Deus em nome do meu Salvador Jesus Cristo e pelas graças da Virgem Maria mãe de Jesus Cristo nosso Senhor que vou comprar o Livro do Evangelho da Virgem Maria.
Amém.

Elisabete de Sousa Alves Lima
Elisabete de Sousa Alves Lima
1 ano atrás

No meu comentário seria para escrever Bíblia e não Biblica.

Joacélio Nunes
Joacélio Nunes
1 ano atrás

O fato deles terem sido escritos no período chamado Interbíblico, um período de 400 anos aproximandamente, quando Deus não levantou profeta.

Miro
Miro
6 meses atrás

Mas os demais livros que existem hoje na Bíblia católica também têm alegorias e ainda sim,foram incluídos.