‘Por que recebemos o corpo de Cristo, mas não tomamos Seu sangue?’

A dúvida que dá título a este texto foi enviada pela Leonice, do bairro Vila Galvão. Ela comenta ainda que “segundo o Evangelho, Jesus diz: ‘tomai e comei’”. 

Leonice, perguntas sobre a Eucaristia sempre são importantes porque esclarecem o nosso povo sobre o maravilhoso mistério da presença de Jesus no Pão e no Vinho consagrados sobre o altar. E este sacramento é um sinal maravilhoso da ternura de Cristo por nós. Só mesmo quem ama demais poderia ter encontrado um meio tão bonito de estar presente na vida do ser amado como Jesus encontrou com o sacramento da Eucaristia.

Mas vamos à sua pergunta: Jesus, na última ceia, tomou o pão e o cálice com vinho e disse: “Tomai e comei, tomai e bebei!” O “tomar” significa peguem este pão e comam, peguem este cálice e bebam dele. 

O sacerdote repete esta palavras por ordem de Jesus e na pessoa de Jesus, e Jesus se torna presente no pão e no vinho. Assim, tanto no pão quanto no vinho, Jesus está inteiro em corpo, sangue, alma e divindade. 

E veja só: se o sacerdote logo depois da consagração se der conta de que as hóstias não serão suficientes para todos os fiéis, ele pode perfeitamente deixar o pouco do vinho consagrado e oferecê-lo em comunhão. 

Em algumas circunstâncias solenes e importantes da vida do povo, o padre pode dar a comunhão sob as duas espécies, isto é, dar o pão e o vinho juntos, mergulhando a hóstia no vinho e oferecendo-a em comunhão aos fiéis. 

Portanto, Leonice, Cristo está todo inteiro no pão e no vinho consagrados e se dá todo inteiro a nós na comunhão, quer o comunguemos apenas no pão, quer apenas no vinho.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários