Qual a diferença entre mediação e intercessão?

Paulo Gonçalves, do bairro do Itaim Paulista, pergunta: “Na Bíblia está escrito que o único intercessor nosso junto de Deus é Jesus Cristo. Então o que dizer sobre os santos?”

Paulo, a nossa Igreja vê uma diferença fundamental entre as palavras mediador e intercessor. Mais do que um intercessor, Jesus é um mediador, alguém que está entre nós e Deus Pai, que faz a ponte. A palavra pontífice quer dizer isso, “entre Deus Pai e nós”. E porque Jesus é o mediador por excelência? Porque Ele é Deus, como nós proclamamos no Credo Niceno-constantinopolitano. Cristo é Deus verdadeiro, que quis ser verdadeiro homem. Por essa ponte única, chegamos a Deus e Deus chega até nós.

Quanto aos santos, a Igreja os considera intercessores. Suas almas estão junto de Deus porque mereceram, porque corresponderam à graça que Deus derramou sobre eles. Por isso eles intercedem por nós, oram por nós.

Sabe, Paulo, nenhum santo, nem a Virgem Maria, ocupa o lugar de Jesus. Isso é impossível. É por isso que eu desafio a quem quer que seja a encontrar na oração litúrgica e oficial da Igreja alguma oração invocando diretamente um santo. Nós encontramos, sim, orações invocando a Deus e a intercessão de Maria e dos santos.

Na própria Ave-Maria, que é uma oração que todo mundo conhece, nós louvamos Maria na primeira parte e pedimos a ela que rogue por nós na segunda. E, nas orações da missa, sempre invocamos a Deus pela intercessão dos santos e concluímos a oração lembrando a mediação de Jesus dizendo: Por Cristo, Nosso Senhor, ou por Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Está respondida a sua pergunta, Paulo. Cristo é o único mediador entre nós e o Pai. Os santos são companheiros e amigos do povo de Deus, que, diante de Deus, oram por nós.

9 comentários em “Qual a diferença entre mediação e intercessão?”

  1. Nunca acreditei que possamos ir ao Pai sem o Filho, Maria para mim sempre foi uma intercessora junto ao Filho! Somente o Filho vai ao Pai! Quantas vezes corrigir amigas que vão a Terços que dizem que alcançam milagres daquela Santa! Digo-a elas que os milagres São do Pai e não da Mãe 🙏🏻

    Responder
  2. Dizer que um santo fez um milagre, não é tão errado assim. É o modo de falar. É intercessão. Todos nós podemos tbm ser intercessores, só que os santos estão no céu, então eles são mais atendidos.

    Responder
  3. Roberta, querida de Deus, pelo jeito vc não é católica, então o q é falado aqui vc não vai entender, clame ao Espírito Santo, Ele é o Espírito da Verdade q revela a Verdade de Deus!

    Responder
  4. “Suas almas estão junto a Deus porque mereceram” isso foi uma grande mentira. Ninguém merece estar na graça de Deus. é pela sua misericórdia que somos salvos. E na Bíblia nada comprova que os santos intercedem por nós.Aliás, quem intercede por nós é o Espírito Santo de Deus. Que Deus te abençoe!

    Responder
    • Irmã Lala, realmente somos salvos pela graça e misericórdia de Deus, mais a misericórdia de Deus vem pra qualquer um? “Pois Deus a amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele CRÊ não pereça mais tenha a vida eterna” aqui fala claramente que a misericórdia de Deus veio para quem nele tem fé “Crê” ou seja para termos a misericórdia de Deus precisamos de algo, logo somos merecedores da mesma.

    • Irmã Lala, Sobre a intercessão dos Santos a Bíblia fala em Hebreus 12 que tem uma nuvem de Testemunhas diante de nós no céu, ou seja eles olham para nós e em Apocalipse 6, 9 vemos a murmuração, das almas, q morreram por Cristo no Céu e em apocalipse 4,10 vemos q no céu ocorre cultos a Deus, então se as pessoas pod cultuar e murmurar, por eventos terrestres, pra Deus no céu, pq n poderiam orar pelos seus irmãos como forma de amor?

  5. Os mortos não sabem nd do q acontece aqui na terra e sua memória jaz no esquecimento!….PROVÉRBIOS 9 V 5…..os mentirosos não herdarão o reino de Deus….APOCALIPSE 21V8….todo cuidado é pouco!!

    Responder

Deixe um comentário