Só existe uma Igreja verdadeira?

Eis que recebo esta pergunta do Manuel, de Carapicuíba (SP): “Padre, existe uma Igreja verdadeira?”

Manuel, a sua pergunta me preocupa. Um católico que pergunta qual é a Igreja verdadeira não me parece ser firme na fé. Nós precisamos de católicos convictos de pertencer à verdadeira Igreja de Jesus.

A Igreja de Jesus é uma só. Ele não usou o plural para falar de sua Igreja. A unidade é uma característica da Igreja de Jesus. Jesus já sabia que em seu nome iriam surgir muitas “igrejas”, tanto que Ele orou ao Pai, dizendo: “Que todos sejam um, como Eu e Tu somos um”. A unidade da Igreja em torno de Pedro é uma característica da verdadeira Igreja.

A Igreja verdadeira que Jesus quis deve ser universal, isto é, estar presente no mundo inteiro. Isso nos faz entender, portanto, que a Igreja deve ser missionária para levar o Evangelho ao mundo inteiro.

A nossa Igreja se chama “católica”, palavra grega que significa “universal”. Repare que na missa nós oramos pela Igreja presente no mundo inteiro.

A Igreja verdadeira de Jesus é apostólica. Nasceu e cresceu com a pregação dos apóstolos, tendo à frente Pedro. Jesus quis que fosse o líder dos apóstolos, a pedra em que ele construiria sua Igreja. Nós, católicos, contemplamos Pedro no Papa e contemplamos os demais apóstolos em seus sucessores, os bispos.

Depois do que eu falei, Manuel, que conclusão você tira? Eu tenho no meu coração e creio firmemente que a minha Igreja Católica, Apostólica, Romana tem todos os sinais da verdadeira Igreja de Jesus.

Fique com Deus, meu irmão. Que Ele abençoe você e sua família.

Deixe um comentário