Uma católica que se casa com um protestante pode continuar comungando?

A Anacléia, aqui de São Paulo, é católica e namora um rapaz protestante. “Padre, se eu me casar somente no cartório, não poderei comungar? Existe casamento com a bênção de padre e pastor? Se ele quiser e aceitar, poderá se casar na Igreja Católica sendo protestante?”, são as dúvidas que ela me envia.

Preste bem atenção no que eu vou lhe falar, Anacléia. O amor não tem muros. Ele pode acontecer entre duas pessoas, não importa a religião, condição social, idade etc. Agora, é preciso que o amor seja respeitoso. Você deverá respeitar profundamente a opção religiosa do seu possível noivo. E ele também deverá respeitar a sua opção católica. Sem isso, não vai dar certo lá na frente.

Você pergunta se no caso de se casar somenteno civil se você poderá comungar. E a resposta é: não. E por quê? Porque você irá recusar um sacramento da Igreja. Agora, eu penso que no mútuo respeito pela fé um do outro, poderão acontecer, sim, duas celebrações: uma na Igreja católica e outra na Igreja do seu namorado. Ou, então, o padre poderá, no fim do casamento, dar ao pastor a oportunidade de fazer uma breve reflexão. Mas atenção, minha irmã: no processo de casamento, a parte católica deverá assumir o compromisso de educar os filhos na fé católica e a parte não católica deverá aceitar esta condição. Caso contrário, não poderá acontecer o casamento.

De todo modo, eu aconselho você a conversar com o padre da sua paróquia para outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários