Fumaça preta de novo: Conclave já teve 3 votações; Papa ainda não está definido

Os cardeais eleitores reunidos em Conclave, desde a quarta-feira, 7, para a escolha do novo Papa já realizaram três escrutínios, mas ainda não há a definição sobre quem será o novo Pontífice.

Reprodução de Vatican Media

Pouco depois das 11h50 no horário do Vaticano (6h50 no horário de Brasília) saiu a fumaça preta da chaminé da Capela Sistina, indicando que nenhum dos cardeais já obteve 2/3 dos votos do colégio de eleitores (ao menos 89 de 133) para ser o novo Papa.

Com isso, já são três os escrutínios realizados neste Conclave: o primeiro foi na quarta-feira; e os outros dois ocorreram nesta manhã no Vaticano.

A fumaça preta, que indica que ainda não houve a conclusão da eleição, só é emitida a cada dois escrutínios realizados (no 1º, 3º, 5º, 7º…), que são os que encerram os períodos de votação da manhã ou da tarde. Já nos escrutínios que dão início às sessões destes dois períodos (2º, 4º, 6º, 8º…) não há emissão de fumaça se a eleição não for definida, ou seja, somente se verá a fumaça branca, indicando que a eleição foi concluída.

O Conclave continua. Nesta quinta-feira, se houver um eleito no 4º escrutínio, a perspectiva é que a fumaça branca seja vista após às 12h30 (horário de Brasília). O 5º escrutínio deve ser concluído por volta das 14h (horário de Brasília) e terá o resultado sinalizado com a fumaça preta ou branca.

ORAÇÃO PELO CONCLAVE

Deixe um comentário