Contato (1997)

Reprodução

Poucos filmes são tão explícitos no diálogo entre religião e ciência, fé e ceticismo quanto Contato, de R. Zemeckis, que teve a colaboração de diversos “pesos pesados” das ciências de seu tempo, como Carl Sagan, Stephen Hawking e Seth Shostak, diretor do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence Institute – Instituto de Busca de Inteligência Extraterrestre).

Um dos pontos fortes de Contato é justamente a possibilidade de se discutir a diferença entre a “dúvida sistemática” da ciência, que se pergunta constantemente sobre a veracidade de nossas descobertas sobre o mundo imanente, e o “ceticismo sistêmico”, que nega a priori a existência de qualquer verdade transcendente.

Ellie Arroway é uma cientista fascinada pela vastidão do universo e pela possibilidade de outras formas de vida existirem além da Terra. Um exemplo de cientista cética em relação a tudo aquilo que transcende o alcance de seu conhecimento científico, dedica-se incansavelmente à busca de inteligência extraterrestre. Após anos de pesquisas, detecta um sinal misterioso proveniente de uma estrela distante. Decifrando a mensagem, ela descobre o projeto para a construção de uma máquina que possibilita uma viagem para encontrar os autores da mensagem.

Diante dessa descoberta, alguns a aplaudem enquanto outros questionam a ética e as implicações da comunicação com uma inteligência extraterrestre. Após superar uma série de dificuldades, Ellie parte em busca daqueles que enviaram a mensagem. Contudo, apesar de fazer o contato, ela não consegue provar ao mundo a sua própria experiência do encontro. Assim, o filme se abre a uma reflexão sobre o caráter íntimo e indecifrável da experiência religiosa e sua relação com o conhecimento objetivo do real.

CONTATO (CONTACT)

Diretor: Robert Zemeckis
Roteiro: James V. Hart e Michael Goldenberg
Elenco: Jodie Foster, Matthew McConaughey, Tom Skerritt e James Woods
Duração: 150 minutos
Disponível: Amazon Prime Video e Apple TV

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários