Deus é fascinado pela música

Narciso Yeppes

Narciso Yepes (1927-1997) foi um dos maiores violonistas clássicos do século XX. Nascido na Espanha, personificou um importante capítulo da história universal do violão. Entre outras distinções foi Doctor Honoris Causa pela Universidade de Murcia e membro da Real Academia de Belas Artes da Espanha. Na entrevista a seguir ele apresenta-nos sua experiência de relação com Deus e com a música.

Narciso Yepes: Quase sempre, para quem eu realmente toco é para Deus. Eu disse “quase sempre” porque há vezes em que, por minha culpa, em pleno concerto posso distrair-me. O público não repara, mas Deus e eu sim.

Pergunta: E… Deus gosta de sua música?
NY: Ele é fascinado! Mais do que da minha música, o que Ele gosta é que eu Lhe dedique minha atenção, minha sensibilidade, meu esforço, minha arte…, meu trabalho. E, além disso, certamente, tocar um instrumento da melhor maneira que alguém saiba, e ser consciente da presença de Deus é uma forma maravilhosa de rezar, de orar. Isso eu o tenho experimentado bem.

P: O Senhor sempre teve essa fé religiosa que agora tem?
NY: Não. Minha vida de cristão teve um grande parêntese de vazio, que durou um quarto de século. […] Foi uma conversão súbita, inesperada e muito simples. Eu estava em Paris, eu estava debruçado numa ponte do rio Sena, vendo fluir a água. Era de manhã. Exatamente 18 de maio. De imediato O escutei dentro de mim. Talvez já me tivesse chamado em outras ocasiões, mas eu não o havia escutado. Naquele dia eu tinha “a porta aberta”. E Deus pode entrar. Não só se fez ouvir, mas entrou completamente e para sempre em minha vida.

P: Uma conversão como a de Paul Claudel, a de André Frossard, a de São Paulo?
NY: Ah, eu suponho que Deus não se repete! Cada homem é um projeto divino, distinto e único; e para cada homem Deus tem um caminho próprio, uns momentos e uns pontos de encontro, umas graças e umas exigências… E todo chamado é único na história.

Fonte: https://www.pucsp.br/fecultura/textos/via_da_beleza/deus_fascinado.html. A íntegra dessa entrevista, dada a Pilar Urbano, em espanhol, pode ser vista em https://www.equipoagora.es/Narciso-Yepes-A361.html.

Para escutar Narciso Yeppes, use o Spotify.

Deixe um comentário