O Natal e a cultura como Epifania

“A síntese entre a cultura e a fé não é só uma exigência da cultura, mas também da fé… Uma fé que não se torna cultura é uma fé que não é plenamente acolhida, nem inteiramente pensada nem fielmente vivida”, nas palavras de São João Paulo II. Com tal espírito, iniciamos neste semestre que agora se encerra, a edição dos Cadernos Fé e Cultura do jornal O São Paulo.

Tudo que acontece na vida dos seres humanos é cultural. Nós cristãos estamos chamados a viver todas as coisas do mundo não só como culturais, mas também como pequenas ou grandes ocasiões de uma verdadeira Epifania, manifestações da presença de Cristo em nossa vida, sinais do amor abundante e comprometedor de Deus por nós. Com este espírito trabalhamos nesses meses, ajudados por tantos amigos e amigas que nos tem acompanhado, como autores, equipe de produção e leitores.

Que neste Natal e em todo o ano de 2023, possamos todos nós perceber cada vez mais essa companhia amorosa do Senhor. “Que as nossas lutas e a nossa preocupação não nos tirem a alegria da esperança”, como auspicia Papa Francisco (cf. Laudato si’, LS 244)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários