‘Os Fabelmans’: um canto ao cinema e uma elegia à família

Difícil posicionar-se sobre um filme como esse que nos tem oferecido Spielberg. Difícil porque se, por um lado, estamos diante de uma obra que é um canto e um poema de amor ao cinema, naquele inesquecível estilo de Cinema Paradiso, por outro lado, dói conhecer a dura experiência vivida pelo diretor aos seus 16 anos em que, sim, é tudo verdade, até o macaquinho que a mãe comprou para substituir, temporariamente, uma carência afetiva.

Depois de assistir Os Fabelmans, entendemos melhor por que Spielberg dá tanta importância às cenas e aos laços familiares e, principalmente às refeições em família. Praticamente todos os seus filmes deixam ver sempre essas cenas familiares, tanto nos seus momentos de alegria, quanto de tristeza; tanto nas horas dos planos felizes juntos, quanto nas horas amargas da dor e da desilusão.

O filme começa com um casal – os Fabelmans – que leva ao cinema um garotinho entusiasmado perante provavelmente o primeiro filme a que vai assistir – O Maior espetáculo da terra, de Cecil DeMille – e acaba com um diálogo de pouquíssimos minutos entre o jovem Spielberg, aos 18 anos, e o carismático diretor, inclusive para o próprio Spielberg, John Ford, que o confirma definitivamente na sua carreira. Entre o primeiro momento e o último, Spielberg coloca diante dos nossos olhos todo o seu amor e paixão pelo cinema e toda a sua emoção e sentimentos contrastantes com relação à sua família.

Há um momento em que o tio da sua mãe vai visitá-los precisamente porque a sua irmã, avó de Spielberg, acabara de falecer. A sua mãe se surpreende porque as relações entre esse tio e o resto da sua família estavam praticamente cortadas fazia muito tempo. A visita é curta e os diálogos são breves, e para a narrativa do filme, talvez sejam pouco importantes, mas para o drama vivido pela família Spielberg, provavelmente foi um diálogo decisivo.

Deu-se entre o tio e um Sammy Fabelman (o alter ego de Spielberg) com uns 16 anos. O tio lhe diz que não há alternativa, que terá de escolher entre a arte ou a família, que não há conciliação entre ambos. E o avisa: “Você, a tua mãe e eu somos feitos da mesma pasta”. E, ao mesmo tempo, pousa as suas mãos grandes e fortes no rosto do jovem Spielberg e vai apertando e apertando até doer. Então, solta o seu rosto, pergunta se doeu e conclui: “Será assim mesmo, vai doer essa separação”.

A partir desse momento, o desejo de controlar a vida, coisa que Sammy Fabelman percebe que pode ser feito por meio do filme e da sua edição, corre em paralelo com a angústia e o desespero de ver a própria família se esfacelando e assistir a tudo isso de forma impotente.

A atuação dos pais e do jovem Spielberg, bem como do amigo em discórdia da família, é primorosa. A trilha sonora, quase toda ela excelentemente escolhida de um repertório de música clássica, é maravilhosa. Afinal, a mãe era ou poderia ter sido uma excelente pianista. Como dissera o tio, poderia estar tocando na filarmônica de Viena. As cenas de Sammy com os colegas de colégio, com os “boy scouts” ou, mais tarde, com os colegas da High School, já na Califórnia, com seus momentos de camaradagem, de “bullying” ou de namoro deixam um gosto agridoce na alma.

Um grande filme que se torna ainda maior quando sabemos que tudo ou quase tudo daquilo que a gente se pergunta, “mas será? será que foi isso mesmo?”, tem como resposta que sim, que foi isso mesmo, embora de forma editada e controlada. Na vida real, nessa em que as coisas se passaram quase que sem controle, foi – deve ter sido – bem mais doloroso. Um filme que, sem dúvida, vale a pena ser visto.

Imagem: Divulgação

Os Fabelmans
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Tony Kushner e Steven Spielberg
Elenco: Gabriel LaBelle, Michelle Williams e Paul Dano
Produção: Amblin Entertainment (2022)
Disponível: Amazon Prime Video, Google Play Filmes, iTunes e YouTube

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários