Preparemo-nos para a Páscoa

Entramos no caminho do Êxodo, iniciamos nosso percurso quaresmal. É um alegre convite à Páscoa. Chegar à Páscoa é a nossa meta. Na carta da Congregação para o Culto Divino, Paschalis Solennitatis (PS), do ano de 1988, lemos que “é o tempo da graça, durante o qual se sobe ao monte santo da Páscoa” (PS 6). A Quaresma não tem outra finalidade senão preparar-nos para as celebrações da Páscoa. Entrar em um estado de prontidão para renovar as nossas promessas batismais, e tudo isso por meio de uma “escuta mais frequente da palavra de Deus e de uma oração mais intensa” (PS 6).

Para nós, pode parecer pouco renovar nossas promessas batismais. Fazemos isso com bastante frequência em nossas liturgias. A noite de Páscoa, porém, é o ápice do ano litúrgico, memória da ressurreição de Jesus – centro da nossa fé. Com efeito, São Paulo diz: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé e continuais nos vossos pecados” (1Cor 15, 17). Este é o significado das festas da Páscoa: sermos libertados pela Morte e Ressurreição de Jesus. Ele é a nossa Páscoa, “foi entregue à morte por causa dos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação” (Rm 4, 25).

A Liturgia da Vigília Pascal é riquíssima e repleta de símbolos, muito enriquecida por elementos que remontam aos primeiros séculos do Cristianismo e aos Padres da Igreja, que nos ajudam a mergulhar no mistério da ressurreição de Cristo. Em nossos preparativos durante a Quaresma, vale a pena ler atentamente a liturgia daquela “noite das noites” para poder participar conscientemente da beleza e profundidade dos ritos e orações.

Se a Quaresma tem por finalidade preparar-nos para a Ressurreição, devemos olhar não só para o sofrimento de Jesus e sentir comoção por Ele, mas devemos entrar no seu coração por meio da oração, para compreender POR QUE sofreu.

A Escritura nos conta e nos fala bastante sobre como foi a sua Paixão, mas não apenas com a finalidade de nos descrever como Ele sofreu. Os Evangelhos e as Cartas Apostólicas querem nos transmitir uma outra coisa: o PORQUÊ… O que nos revelam a sua Paixão e o seu sofrimento? É preciso ler atentamente as Escrituras para descobrir. Toda a vida de Jesus é revelação de quem é o Pai, da sua busca apaixonada pelo ser humano, perdido e afastado. Esta é a dor do coração de Deus e, portanto, de Jesus, Jesus sofreu por Ele e por causa do ser humano. Por causa do amor que Ele tem por nós. Deus nos criou para que pudéssemos viver em comunhão com Ele, pudéssemos partilhar a sua vida divina, o seu amor infinito. Criou o ser humano à Sua imagem, para viver conosco uma relação de amor.

A chave para entender a paixão de Cristo é o amor. Ele nos escolheu antes da criação do mundo, nos escolheu para si mesmo… “Ele nos escolheu para sermos santos e imaculados diante dele no amor, predestinou-nos para sermos Seus filhos adotivos, segundo o desígnio amoroso da Sua vontade” (cf. Ef 1). A Sua Paixão, a nossa contemplação da Sua paixão, da Sua cruz, tem o propósito de levar-nos à constatação de São Paulo: “Ele me amou e se entregou por mim” (Gl 2, 20).

Se fizermos o caminho quaresmal com este espírito, poderemos entrar na noite de Páscoa e sair dela transformados. Poderemos ouvir com alegria a exortação do presbítero que nos convidará a renovar as nossas promessas batismais, a nossa confissão de amor por Ele; ao mesmo tempo que damos o nosso consentimento ao amor de Deus por nós: “Queridos irmãos, pelo Batismo nos tornamos participantes do mistério pascal de Cristo, fomos sepultados juntamente com Ele na morte, para ressuscitarmos com Ele para uma vida nova” (Rito de renovação das promessas batismais durante a Vigília Pascal).

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários