Uma riqueza para todos

Somos diferentes uns dos outros, moldados tanto por nossos temperamentos quanto pelas experiências que vivemos. Os vários carismas que Deus faz nascer no seio da Igreja não deixam de ser uma resposta a essa diversidade. Sobre a mesma base comum, cada um de nós pode encontrar o caminho mais adequado a seu modo de ser.

Mais do que isso, carismas são riquezas que Deus dá para ajudar no crescimento de todos. Podemos não nos identificar com esse ou aquele carisma, mas em todos eles rebrilha uma faceta da luz do Espírito que pode ajudar a todos nós, como lembra o Papa Francisco. Aqueles que seguem a determinado carisma se identificam mais com suas singularidades, mas devem estar cientes que sua missão é colocar essa riqueza a serviço dos demais, apresentá-la de modo que possa iluminar a vida de todos.

As grandes ordens e congregações religiosas ilustram com clareza essa dinâmica do Espírito. O monaquismo beneditino, a pobreza franciscana, o discernimento jesuíta e tantas outras dimensões carismáticas são particularmente cultivadas no âmbito de comunidades específicas, mas inspiram e ajudam a orientar a vida cristã de muitas outras pessoas. Os movimentos e novas comunidades não fogem a essa regra, mas sua contribuição muitas vezes ainda passa desapercebida entre os que não participam de seus carismas.

Existe uma forte dimensão cultural em todo carisma. Eles condicionam uma dada mentalidade, um modo de se relacionar com as pessoas e as coisas. Nestes Cadernos Fé e Cultura, desejamos, sempre que possível, apresentar esses aspectos culturais dos carismas mais recentes na história da Igreja, mostrando como podem ajudar no enfrentamento dos desafios da sociedade atual.

Nesta edição, aproveitando o centenário do nascimento de Dom Luigi Giussani, fundador do movimento Comunhão e Libertação, apresentamos sua visão sobre a relação entre os desejos mais profundos do ser humano e o senso (sentido) religioso. Esperamos que esta seja a primeira entre muitas outras edições com esse perfil.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários